Lei antifurto gera preocupação à Abraciclo
Todos os veículos motorizados deverão ter rastreador e bloqueador a partir de agosto de 2009.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Leandro Alvares
A partir de 1º de agosto de 2009, todos os veículos novos fabricados no Brasil ou importados deverão ser obrigatoriamente equipados com um dispositivo antifurto que permita o bloqueio e o rastreamento da máquina motorizada.
Para a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), a determinação feita pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por intermédio da Resolução 245 tem sido um motivo de preocupação para o setor de motos.
“Teremos que nos preparar para esta resolução, isso é fato. Porém, é preciso estudar a melhor forma de se instalar o sensor antifurto nas motocicletas”, afirmou Paulo Takeuchi, presidente da entidade.
“Não se trata de simplesmente colocar o aparelho em qualquer lugar da moto. Ao contrário dos carros, os veículos de duas rodas não têm uma área protegida contra o sol, poeira, chuva... Portanto, temos que estudar a melhor forma para adequar o setor à lei”, acrescentou Takeuchi.
De acordo com a Resolução, o proprietário do veículo será o responsável pela habilitação e também pela escolha dos prestadores de serviço de rastreamento. O equipamento antifurto e o sistema de rastreamento deverão ser homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Outra medida que passa a valer para o segmento motociclístico em 2009 é a terceira fase da Promot, nova lei de emissões de gases poluentes que entra em vigor a partir de janeiro. Na opinião da Abraciclo, um marco importante para o setor.
“Isso mostra a conscientização do brasileiro para com as questões ambientais e está contribuindo para a melhoria da qualidade dos nossos produtos, afinal as motos terão que atender aos valores de emissão da Promot 3”, destacou o presidente da associação.
“O ano de 2008, no qual as fabricantes estão aperfeiçoando seus modelos para a Promot 3, pode ser considerado como um divisor de águas para o segmento”, completou Takeuchi.
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