LatinNCAP lança Stop the Crash para América Latina

Iniciativa da organização de segurança veicular lança campanha de mobilização para difundir equipamentos e tecnologias nos veículos

Por Aladim Lopes Gonçalves

A organização de segurança veicular LatinNCAP realizou, em Santiago do Chile, o lançamento para América Latina de sua iniciativa Stop the Crash, impulsionando esta aliança mundial na região para promover as últimas tecnologias de segurança veicular em relação a prevenção de acidentes.

Em continuidade às ações após o lançamento mundial ocorrido em Brasília (DF), em 2015, coincidindo com a 2ª Conferência Mundial de Alto Nível sobre Segurança Viária, o Stop the Crash realizou uma série de eventos ao redor do mundo, incentivando a importância dos sistemas de segurança ativa.
 
O lançamento da iniciativa para a América Latina destacou a implementação das tecnologias, na região, promovidas pelo Stop the Crash, feito com o apoio da Comissão Econômica para América Latina das Nações Unidas e do Ministério de Transporte e Telecomunicações do Chile. Foram desenvolvidas demonstrações de freios antibloqueio (ABS) para motocicletas e segurança dos pneus, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e frenagem autônoma de emergência (AEB).

A iniciativa Stop the Crash atingiu um marco significativo, em abril, com a adoção de uma resolução das Nações Unidas (ONU), que convidou expressamente os Estados membros a adotarem sistemas de segurança ativa como equipamento básico em todos os veículos.
 
Logo após as demonstrações das tecnologias do Stop the Crash, o Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), junto com a CEPAL, organizou um Seminário de Segurança de Alto Nível sobre Segurança Veicular, contando com representantes da CEPAL, do Automóvel Clube do Chile (ACCHI) e da Fundação FIA.
 
Liderado pelo Global NCAP, formam parte de #STOPTHECRASH as empresas e associações ADAC, Autoliv, Bosch, Consumers International, Continental, Denso, Thatcham Research, ZF-TRW e Towards Zero Foundation, que trabalham para difundir os seguintes equipamentos de segurança nos veículos:

Freios ABS para motocicletas
O Sistema ABS para motos evita o bloqueio das rodas, garantindo a estabilidade e uma boa desaceleração enquanto se freia. Portanto, o sistema ABS reduz, significativamente, o risco de queda, reduzindo a distância para parar.

Controle Eletrônico de Estabilidade
É o avanço mais significativo em segurança viária desde a introdução do cinto de segurança e um dos sistemas mais importantes atualmente disponibilizados, que evitam a perda de controle do automóvel. Essa tecnologia contribuiu para evitar centenas de milhares de acidentes por perda de controle; salvando, assim, centenas de milhares de vida.
 
Sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
O AEB é uma tecnologia avançada de segurança que pode ajudar os motoristas a evitar ou reduzir as colisões contra outros carros ou usuários vulneráveis nas vias. O sistema é programado para auxiliar o motorista mediante a ativação automática dos freios, se não houver resposta em tempo e uma colisão iminente estiver prestes a ocorrer.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br