Lançamento: Honda CG 160 2022

A motocicleta nº 1 do Brasil ganha novo design e preserva o conjunto mecânico consagrado

Por Thiago Dantas

A Honda CG foi o primeiro modelo produzido na fábrica de Manaus, em 45 anos de produção já foram produzidas mais de 13 milhões de unidades do modelo. 

 


Honda CG: primeira motocicleta produzida na fábrica de Manaus - Foto: Divulgação

 

Honda CG:  45 anos no Brasil

A Honda está presente no Brasil desde 1971, como importadora, mas ao passar do tempo a Honda percebeu que era possível efetivar aqui uma filosofia enraizada na empresa desde sua fundação: pensar globalmente, agir localmente.

Em 1976, saiu a primeira Honda CG da linha de montagem. São 45 anos de história, totalizando 9 gerações de Honda CG produzidas na fábrica de Manaus. A motocicleta da marca japonesa conquistou o coração dos brasileiros e sempre foi líder de mercado. 

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Se comparar a primeira e a última geração, a evolução tecnológica fica evidente, mas surpreende ainda mais verificar que, na essência, a fórmula original continua a mesma. A CG é sucesso e a razão sempre foi, e continua sendo, a confiabilidade, resistência, economia e uma imbatível relação custo-benefício, além do menor índice de depreciação do mercado.

 


Honda CG 125 1976 - Foto: Divulgação

 

Novo modelo: Honda CG 2022

As versões para 2022 continuam quatro. Sendo elas: CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Cargo e CG 160 Titan.

A CG 160 Start é a mais acessível da linha, traz um design mais limpo e conta com nova moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, são oferecidas três opções de cores (prata metálico, vermelho e preto).

 


CG 160 Start: mais acessível, linhas simples e rodas raiadas -  Foto: Divulgação

 

Na CG 160 Fan e a CG Cargo, as versões intermediárias, o design focou na esportividade da CG 160 Titan e no essencial da CG 160 Start. Além disso, elas receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. Para a Cargo a opção de cor é única, o branco, enquanto a para a Fan as opções de cores são três (azul perolizado, vermelho e preto). A CG Cargo vem com um exclusivo bagageiro reforçado de série com capacidade de até 20kg.

 


CG 160 Fan: versão intermediária com carenagem do tanque redesenhada e rodas de liga leve. Foto: Divulgação

 

Por fim, a CG 160 Titan, a Honda reservou o design mais agressivo e esportivo para a top de linha. Recebeu uma nova moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque exclusivas do modelo, além da rabeta com laterais redesenhadas. A CG Titan 2022 também chega com três opções de cores (cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado).   

 


CG 160 Titan: tampa do motor preta e roda de liga leve, além de rabeta com laterais redesenhadas  Foto: Divulgação

 

Motorização e Ciclística

O motor 160cc, monocilindro, 4 tempos com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft),  já é conhecido no mercado por sua fácil manutenção, robustez e economia. Comum para as versões Cargo, Fan e Titan, ele tem exatos 162,7 cm3, e gera a potência máxima de 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina), a 7.000 rpm. O sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI incorpora a tecnologia FlexOne (Fan e Titan), que admite uso de etanol e gasolina em proporções diferentes.  A CG 160 Start é oferecida apenas em versão com motor exclusivamente alimentado por gasolina, que preserva as mesmas características de potência e torque dos modelos FlexOne quando alimentados com este tipo de combustível. 

 


É o mesmo motor para todas, mas a CG Fan, Titan e Cargo são bicombustíveis. CG Start aceita apenas gasolina. Foto: Divulgação

 

Em conjunto com o motor econômico, a Honda CG possui elevada capacidade do tanque de combustível. Nas CG 160 Cargo, Fan e Titan (16,1 litros, dos quais 3,1 litros de reserva) e na CG 160 Start (14,6 litros, com 3,2 litros de reserva), a Honda sugere uma autonomia de até 600 km em condições de uso ideais, se abastecido com gasolina.

A ciclística não sofreu alteração, a Honda CG continua com chassi tipo Diamond de chapa estampada, no qual o motor tem função estrutural. E a suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) com curso de 135mm, proporciona maior leveza e melhor dirigibilidade ao conjunto. Na suspensão traseira, cujo curso é de 106 mm, utiliza dois conjuntos amortecedor-mola de dupla ação, com possibilidade de regulagem na carga da mola em cinco posições.

Na CG 160 Start, os freios são a tambor na dianteira e na traseira. Já nas CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor. Todas as versões são dotadas de do sistema CBS – Combined Braking System.

 


Honda CG conta com 9 gerações em 45 anos de produção - Foto: Divulgação

 

As versões CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, apresentam rodas de liga leve com cinco raios duplos, enquanto na CG 160 Start são raiadas, com aros de aço “Black Chrome”.  O pneu dianteiro com medida  80/100 18 M/C 47P é igual para todas as versões,  já o pneu traseiro é diferente, na CG 160 Titan o pneu é na medida 100/80, enquanto na CG Fan o pneu traseiro é na medida 90/90.

Geralmente, a Honda CG é usada como para fins profissionais, o que leva os pilotos a ficarem horas em cima da motocicleta. Por isso, a Honda priorizou a facilidade e conforto na hora da pilotagem. 

 

Preço 

As Honda CG 2022 estarão disponíveis nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de julho. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.

 

Os preços públicos sugeridos são os seguintes: 

Honda CG 160 Start: R$ 10.520,00 

Honda CG 160 Fan: R$ 11.760,00

Honda CG 160 Cargo: R$11.900,00 

Honda CG 160 Titan: R$ 13.040,00

 

Os valores têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro. Para maiores informações, acesse www.honda.com.br/motos

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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