Kawasaki Ninja ZX-14R sai de linha em 2020
Modelo, que se tornou rival da Suzuki Hayabusa, deixa de ser comercializada por não atender às normas Euro 5 de emissão de poluentes
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
2020 marcará o fim da linha para a Kawasaki Ninja ZX-14R. A fabricante japonesa confirmou que o modelo, apresentado ao mundo pela primeira vez em 2006, deixará o lineup de modelos da marca.
A Ninja ZX-14R deteve por um período o posto de moto de produção mais potente do mundo - o quatro cilindros de 1.441 cm³ de cilindrada desenvolve até 210 cv a 10.000 giros (com o sistema RAM Air) e torque máximo de 15,7 kgf.m a 7.500 giros - sendo a principal rival da Suzuki Hayabusa.
A Hayabusa e a Ninja ZX-14R possuem perfis parecidos: motos grandes, volumosas e com pacotes técnicos que fazem jus às dimensões dessas motos.
E não é só no perfil que as duas se assemelham: o fim delas acontece pelos mesmos motivos. Assim como a Hayabusa, a Ninja ZX-14R não resisiu ao tempo e às normas cada vez mais restritas de emissão de poluentes.
Com a chegada das normas Euro 5, que entram em vigor no próximo ano, a Kawasaki decidiu encerrar a vida da ZX-14R. Com a Ninja H2 SX - lançada recentemente na versão SE+ no Brasil - a Kawasaki tem um modelo que ocupa praticamente o mesmo segmento, mas com um projeto mais moderno e, consequentemente, menos poluente.
O modelo já não vinha sendo comercializado no Brasil, mas fica a pergunta: a Ninja ZX-14R vai fazer falta?
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