Kawasaki Ninja H2 SX 2022 recebe controle de cruzeiro por radar
Ninja H2 SX 2022 recebe nova tecnologia que ajuda monitorar o trânsito ao redor da motocicleta e evitar acidentes
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
Os atuais sistemas de tecnologia que já vem instalados nas motocicletas hoje em dia, ajudam em muito o piloto durante trajetos pela cidade e estradas, melhorando assim a segurança.
A mais recente são os radares, que já são padrão no modelo de série da Kawasaki Ninja H2 SX 2022, a primeira moto japonesa a ter o acessório. Os radares são instalados na dianteira e traseira da moto para reforçar a “Consciência Situacional” da moto.
O termo “Consciência Situacional”, refere-se à capacidade de avaliar continuamente o ambiente em busca de perigos em potencial, entender as consequências desses perigos e tomar medidas para atenuar os potenciais impactos negativos.
O ARAS (Advanced Rider Assist Systems) da Bosch, é um sistema que coleta dados dos sensores dos radares frontais e traseiros da moto e de outros dispositivos, para gerenciar o controle de cruzeiro, que por sua vez mantém a moto seguindo uma distância segura dos veículos à sua frente, medindo sua distância e velocidade bem como alertando sobre perigo iminente se você estiver se aproximando de um objeto muito rápido. Há também um sistema de aviso de colisão frontal e detecção de ponto cego.
Segundo a empresa, o ARAS pode evitar um em cada sete acidentes com motocicleta. Esses assistentes eletrônicos estão sempre vigilantes e, em caso de emergência, respondem mais rapidamente do que o ser humano. A tecnologia que sustenta esses sistemas é uma combinação do sensor de radar, sistema de freio e gerenciamento do motor, ao mesmo tempo em que fornece uma imagem precisa dos arredores do veículo
A Ninja H2 SX tem também um sistema de monitoramento de pressão dos pneus e o KIPASS (Kawasaki Intelligent Proximity Activation Start System) Uma chave de proximidade para ligar a moto. E tem também um sistema de assistência para partir depois de parado em uma subida.
Além do radar e do KIPASS o modelo H2 SX tem também o “Kawasaki SPIN”, um sistema de infoentretenimento, que permite ao usuário baixar e exibir aplicativos de terceiros na tela TFT de 6,5 polegadas. Isso inclui aplicativos de navegação, boletins meteorológicos, gerenciamento de chamadas telefônicas, música e outros compatíveis com o SPIN.
O modelo Ninja H2 SX não está disponível para venda no mercado brasileiro.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário