Indian FTR AMA: moto de 1200 cc customizada sob encomenda
Workhorse customiza motocicleta inspirada na superbike AMA da década de 1980. As cores Martini lembram o icónico Lancia 037 Rally do mundial de ralis.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
A Indian FTR AMA é uma customização assinada pela Workhorse, que surpreende pela sua aparência com uma mistura de Superbikes e Flat-Track. A moto utilizada como base foi a Indian FTR 1200.
A Indian Motorcycle e a Workhorse Speed Shop colaboraram para criar essa incrível moto customizada sob encomenda. Brice Hennebert, proprietário da Workhorse, disse que foram feitas duas unidades para dois irmãos que queriam ter motos muito exclusivas e espetaculares.
Em primeiro lugar, a “AMA” tem um visual muito anos oitenta. O próprio Brice diz que os requisitos para construir a moto que os proprietários queriam eram muito abertos, mas que gostariam de algo colorido e robusto como um “tanque de guerra”. A única restrição definida foi a pintura, que tinha que ser inspirada no clássico Martini Racing, dos carros e motos de Rally daquela década.
Este projeto levou um ano e a primeira decisão foi manter o guidão original e uma posição de pilotagem elevada, semelhante ao modelo original da Indian 1200 FTR. A partir daí, muitas mudanças foram acontecendo.
Com base em arquivos CAD do design 3D do chassi da FTR, Brice começou a projetar e imprimir em 3D todas as peças que depois foram reforçadas com fibra de carbono. Também com impressão 3D, foi feita a placa frontal com uma luz LED, atrás estão escondidos um radiador Setrab.
O instrumento do painel é original da Indian Chief , um design que tenta manter o toque retrô, mas com as possibilidades eletrônicas de uma motocicleta moderna, com conectividade.
A estrutura que sustenta o assento e a parte traseira, que também serve para abrigar a bateria, foi feita em 3D. O assento estofado em couro escovado é assinado por Jeroen (Silver Machine), enquanto um conjunto de luzes LED muito antigas foi instalado na parte traseira.
Para instalar novos filtros de ar, o bocal da caixa de filtro teve que ser redesenhado e impresso em 3D. Também foram construídos dois tanques de combustível de alumínio adaptados, um sobre o chassi em posição original e o outro sob o assento conectados entre si, e com capacidade compatível com os 14 litros do modelo original de fábrica.
A empresa Vinco Racing da Holanda usinou em alumínio o braço oscilante, suportes de freio, braçadeiras de direção, componentes do tanque, suportes do radiador de óleo dianteiro e outras pequenas partes, com base nos desenhos de CAD feitos na Workhorse.
A suspensões são da Öhlins, a dianteira tem 43 mm de diâmetro e traseira são dois amortecedores que se adaptam ao subquadro modificado e ao braço oscilante em alumínio 7020, com um design também inspirado na mesma época de corridas da Martini Racing, 40 mm mais longo que o original e uma guia deslizante para a corrente impresso em 3D.
Os aros são encomendados à JoNich, da Itália, usinados em alumínio e fibra de carbono. A aparência lembra as do carro da Lancia de corrida de rally da época. Os pneus são Dunlop GP, o traseiro tem um perfil de 200 mm.
Com as rodas novas, o sistema de freios era uma grande preocupação, então foram usados Beringer Brakes, que também tem as cores para combinar com o visual geral.
O escapamento foi fabricado a partir de diferentes peças de aço inoxidável soldadas e finalizado com silenciadores S&S Cycle Grand National. A pintura é desenhada pela Axecent do Japão e foi aplicada na moto por Fabian, amigo de Brice.
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