Kawasaki Ninja 650R: Esportividade amigável
O modelo semiesportivo da marca traz motor bicilindrico de 72,1cv e preço convidativo.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Roberto Brandão Filho
No final de 2010 a Kawasaki do Brasil anunciou o lançamento da Ninja 650R na sua linha de produtos para este ano. Um sucesso em outros países desde 2006, o novo modelo reúne conforto, versatilidade e esportividade.
A nova Ninja 650R nada mais é que a versão carenada da ER-6n e tem como principal característica a facilidade de condução, mas com um visual agressivo, esportivo e imponente. Montada em Manaus, o novo modelo da marca chega como mais uma opção na categoria das 600cc, e, seguindo a tendência das motos mais potentes, vem com a opção de freios ABS.
Seu porte pode até enganar aos mais desentendidos do assunto. “Essa é a Ninja 250 nova?”, me perguntou um taxista no farol. E de fato, seu chassi bastante estreito faz com que pareça uma moto menor. Mas ao saber que se tratava de outro modelo notou diferenças, principalmente do farol dianteiro. Suas linhas angulares agressivas e os dois faróis na frente são marcas registradas da família Ninja.
Por não ser uma superesportiva, a posição de pilotagem deste modelo é bastante confortável. Seu guidão mais elevado permite que o piloto fique ereto na moto e protegido pela carenagem integral. Isso permite rodar tranquilamente durante horas a fio. Mas há um porém. Em vias urbanas e em tráfego pesado, a carenagem acaba “jogando” o ar quente propagado pelo motor direto nas pernas do piloto, o que incomoda um pouco.
Seu motor bicilindrico de 650cc entrega toda sua potência com suavidade e tem respostas rápidas sob baixas e médias rotações, o que a torna muito fácil de pilotar até mesmo para os mais iniciantes. Isso significa que desde as rotações mais baixas, seu motor tem força suficiente para retomadas e ultrapassagens. Sua potência máxima é de 72,1 cavalos de potência a 8.000 rpm, e o piloto não se assusta mesmo quando quer uma tocada mais esportiva.
Sua ótima distribuição de peso – dada principalmente por seu escapamento centralizado abaixo do motor – somada a proteção da carenagem, resulta em uma motocicleta que encara viagens com facilidade, garantia de diversão em estradas sinuosas.
O trabalho de suspensão é feito por garfo telescópico convencional sem ajustes na dianteira e monoamortecedor com regulagem na précarga da mola na traseira em diagonal. Seus freios também transmitem segurança e confiança. Os dois discos da frente e um na traseira são eficientes e precisos, acionados com confiança pelo piloto.
A Ninja 650R é bem “democrática”, já que seu assento é baixo e com uma curta distância entre o guidão e as pedaleiras, fazendo com que sua pilotagem seja simples e confortável até mesmo para os motociclistas de baixa estatura. Seu comportamento “amigável” dá abertura até para os iniciantes, com boa qualidade de pilotagem em estradas e em vias urbanas.
A Ninja 650R é corajosa e entra no Mercado das 600cc enfrentando enfrenta concorrentes com motores de quatro cilindros em linha. A nova Kawasaki sai por R$ 28.400,00 ou R$ 30.650,00 com ABS (frete incluso) nas cores verde e preta.
Especificações:
Motor: 4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada: 649 cc
Diâmetro x curso: 83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Sistema de válvulas: DOHC, 8 válvulas
Potência máxima: 53 kW (72,1 CV) / 8.500 rpm
Torque máximo: 66 N•m (6,7 kgf•m) / 7.000 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Lubrificação forçada (cárter úmido)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro : Diamond em aço de alta elasticidade
Inclinação / Trail: 25° / 106 mm
Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 41 mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor com pré-carga da mola ajustável
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 125 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.): 35° / 35°
Dimensões C x L x A: 2.100 mm x 760 mm x 1.200 mm
Distância entre eixos: 1.410 mm
Distância do solo: 145 mm
Altura do assento: 790 mm
Capacidade do tanque: 15,5 litros
Peso em ordem de marcha: 204 kg/ 208 Kg (C/ ABS)
Cores: Lime Green, Ebony
Fotos: Maria Fernanda Camargo
O jornalista usou capacete Nexx, botas e calça Joe Rocket
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