Kawasaki apresenta oficialmente nova Ninja ZX-10R na Europa

Novo design dianteiro é principal novidade na nova geração da superesportiva, que agora está adequada às normas Euro5 de emissões

Por Gabriel Carvalho

Nesta segunda-feira (23), a Kawasaki enfim apresentou de forma oficial a nova geração da ninja ZX-10R, superesportiva da fabricante. Como já havia sido antecipado pela aparição da ZX-10RR nos testes de pré-temporada do Mundial de Superbike, a principal novidade em termos visuais está na dianteira, que apresenta novo desenho e novo conjunto óptico.

A introdução de elementos aerodinâmicos nas laterais, algo que a imprensa internacional chegou a especular, não aconteceu na nova versão da superesportiva, pelo menos por fora. Segundo a Kawasaki, as mudanças aerodinâmicas estão por dentro da carenagem e a nova geração oferece 17% a mais de downforce do que a geração anterior.

AS MELHORES KAWASAKI NINJA ZX-10 ESTÃO AQUI!

Já o motor, por exemplo, permanece o mesmo quatro cilindros em linha de 998 cm³ de cilindrada, agora adequado às normas Euro5 de emissão de poluentes.

Apesar das mudanças para a adequação às normas Euro5, os números de potência e torque permanecem os mesmos: 203 cv de potência máxima a 13.500 giros (213 cv com RAM air) e torque máximo de 11.7 kgf.m a 11.400 rotações por minuto. A transmissão é de seis velocidades e teve as três primeiras marchas encurtadas para aproveitar melhor a potência 

Outras mudanças estão na bolha, 40 mm mais alta, nas pedaleiras 5 mm mais altas e no novo posicionamento do guidão, herdado diretamente da versão de competição que levou Jonathan Rea a conquistar seis títulos consecutivos no Mundial de Superbike.


Foto: Divulgação

As suspensões foram recalibradas e balança traseira alongada em 8 mm, o que segundo a fabricante contribuiu para melhorias na tração e na estabilidade. Além dos recursos eletrônicos já existentes - quickshifter bidirecional, controle de tração, controle de largada, entre outros - a nova ZX-10R ganha cruise control.

Outra novidade é o painel TFT de 4,3 polegadas, algo inédito na superesportiva até então. Através da tela é possível visualizar qual dos quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Rain e o customizável Rider) está selecionado, entre outros recursos. A nova Ninja ZX-10R é compatível com o app da fabricante, o Rideology, que permite registrar trajetos e configurar a moto antes mesmo de assumir o guidão.

Além da ZX-10R, a Kawasaki exibiu a ZX-10RR, versão limitada a 500 unidades e que conta com pequenas alterações no motor para oferecer um leve aumento na potência, que passa para 204 cv a 14 mil giros (214 cv com RAM Air).

A nova Ninja ZX-10R tem preço inicial nos EUA em US$ 16.399, cerca de R$ 89.230 em conversão direta, enquanto a ZX-10RR sai por US$ 28.999, aproximadamente R$ 157.780.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br