Kawasaki anuncia recall para Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10R SE no Brasil

Fabricante diz que uso das motocicletas afetadas deve ser interrompido até que reparo seja realizado; agendamento já pode ser feito

Por Gabriel Carvalho


Foto: Divulgação

A Kawasaki anunciou nesta sexta-feira (26) um recall no Brasil para os modelos Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10R SE. O motivo da convocação está ligado à central eletrônica (ECU) das unidades afetadas.

De acordo com a fabricante, as motos afetadas apresentam um atraso na queima de combustível quando o quickshifter é utilizado em condições extremas de pilotagem.

Encontre a Ninja ZX-10R que você procura!

Esse atraso é causado pela falha na programação da ECU e isso pode deformar ou quebrar as válvulas de sucção de ar, podendo causar incêndios e acidentes graves.

Para solucionar a questão, a Kawasaki convoca os proprietários das unidades afetadas para efetuar a reprogramação da ECU e a troca das válvulas de sucção de ar do cabeçote. O procedimento é gratuito.


Foto: Divulgação

Confira o comunicado oficial da Kawasaki sobre o recall e os chassis das unidades afetadas:

A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. em respeito a seus clientes, convoca os proprietários das motocicletas modelo Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10R SE modelos 2020, fabricadas em março de 2019, com números de chassi abaixo, a agendar uma visita a uma das concessionárias autorizadas Kawasaki para a reprogramação da ECU e substituição das válvulas de sucção de ar do cabeçote.

O uso da motocicleta deverá ser suspenso imediatamente até que o reparo seja realizado.

Modelo

Ano/Modelo

Faixa de numeração de chassi

Ninja ZX-10R

2020

96PZXVE1*LFS00001 até 96PZXVE1*LFS00161

Ninja ZX-10R SE

2020

96PZXVH1*LFS00001 até 96PZXVH1*LFS00020

Nas unidades afetadas, a programação de fábrica da ECU (Unidade de Controle do Motor) pode causar um atraso na queima do combustível quando usada em conjunto com o sistema de troca de marchas Quick Shifter em condições extremas de condução, resultando em deformação e/ou quebra das válvulas de sucção de ar. O uso contínuo nesta condição pode resultar em derretimento das peças ao redor pela alta temperatura do retorno dos gases de escape, podendo causar um incêndio e gerar acidentes fatais.

Os agendamentos estarão disponíveis a partir de 26/06/2020 e o tempo estimado para a realização do reparo, que é gratuito, pode levar aproximadamente 3 horas.

Visando resguardar a segurança e a satisfação de seus clientes, a Kawasaki adota esta medida e destaca a importância do pronto atendimento do consumidor a esta convocação.

Para mais informações, acesse www.kawasakibrasil.com ou ligue:  0800 773-1210, das  9h às 17h.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br