Se o setor automotivo impressionou no início desta semana com os números referentes ao balanço do primeiro mês de 2008, o segmento de motocicletas não ficou atrás.
De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), foram produzidas 184.879 unidades em janeiro, 24,1% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.
As montadoras também contabilizaram bons resultados em vendas, com um total de 171.046 motos comercializadas; crescimento de 27,9% no comparativo a janeiro de 2007.
Para a Associação, que tem Honda, Yamaha, Harley-Davidson, Kasinski e Sundown como afiliadas, os dados levantados assinalam que 2008 representará a consolidação do mercado de motos no país e a efetivação da motocicleta como veículo de transporte de qualidades adequadas à utilização do brasileiro.
O índice de janeiro, contudo, tornou-se expressivo pelo atípico comportamento do setor em dezembro. “Devemos considerar que os altos números de crescimento registrados em janeiro devem-se, em parte, ao desempenho modesto de dezembro em relação à produção e vendas no mercado interno, que permaneceram atipicamente próximas as 85 mil unidades”, analisou Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo.
Nas exportações, janeiro totalizou 6.048 motos vendidas ao mercado externo, uma queda de 39,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Em dezembro foram exportados 9.300 equipamentos.
Outro anúncio feito nesta semana pela Abraciclo diz respeito à questão de segurança dos motociclistas. A entidade informou ter planos, já para este primeiro semestre, de dar seqüência ao seu programa de ações institucionais. Entre as atividades pretendidas, está a realização de um fórum de debates sobre o tema.
No setor, a Associação tem mantido e desenvolvido contatos na área governamental no intuito de colocar à disposição das autoridades conhecimento e experiência, dados e estatísticas, nacionais e internacionais, que possam colaborar de alguma forma com as soluções pretendidas para a utilização segura das motocicletas, seja para transporte, trabalho ou lazer.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário