Inventor cria moto que funciona com água do Tietê
Mecânico de Itu (SP), Ricardo Azevedo, cria sistema para motocicleta que pode rodar com água poluída do rio
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Trabalhando nas horas de folga, na garagem de casa, na cidade de Itu (SP), o mecânico e preparador de motos de corrida, Ricardo Azevedo, 56 anos, diz que desenvolveu uma motocicleta Honda NX 200 que consegue o inacreditável feito de funcionar usando água do rio Tietê como fonte de combustível, movimentando asssim o pequeno propulsor de um cilindro da moto e conseguindo a proeza de rodar até 500 km com apenas um litro no reservatório.
O sistema alternativo de alimentação ganhou o nome de Moto Power H²O, sendo composto de um tanque adicional de água que fica na parte de trás da moto e ligado a uma série de placas metálicas com a finalidade de extrair as moléculas de hidrogênio da água e usando como combustível do motor. O princípio da engenhoca segue os moldes dos automóveis movidos a Hidrogênio. O inventor ressalta que o sistema pode trabalhar com mais eficiência com água destilada, mas qualquer água pode ser usada como fonte de energia.
O desenvolvimento do sistema alternativo de alimentação da moto já despendeu cerca de R$ 6.000 gastos em equipamentos e adaptações na motocicleta. Todo o processo mecânico foi tocado por Ricardo Azevedo que contou com a assistência técnica de seu filho, que tem formação em química. Com a instalação do sistema, a moto se tornou um veículo híbrido, pois ainda funciona com o sistema tradicional a gasolina. Ainda precisando de algumas melhorias, o inventor espera o apoio de um parceiro para acelerar o desenvolvimento do projeto. As informações são do UOL.
Foto: Honda/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário