Indian FTR Black Swan uma "extravagância" em fibra de carbono
A Workhorse Speed Shop está de volta com mais uma customização exótica. Veja aqui os detalhes da Indian FTR Black Swan
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
Depois do fantástico trabalho de Brice Hennebert da Workhorse Speed Shop, na Indian FTR AMA, o customizador belga volta a ser destaque por causa do seu mais recente trabalho, a Indian FTR Black Swan.
Esta é a segunda Indian FTR preparada e altamente modificada pela Workhorse Speed Shop. A Indian FTR Black Swan foi criada a pedido do proprietário da Indian FTR AMA, para dar ao seu irmão e assim os dois possam desfrutar juntos das motos totalmente customizadas de acordo com os seus desejos.
Para fazer a Indian FTR Black Swan, Brice Hennebert voltou a ter como base a Indian FTR. Porém, ao olhar as fotos, ninguém diria que se trata da naked V-twin. Esta moto é uma “extravagância” em fibra de carbono que não deixa ninguém indiferente quando ela passa.
Novamente como no projeto da FTR AMA, o cliente deu total liberdade criativa a Brice Hennebert, o conceito da Indian FTR Black Swan, Cisne Negro em português, nasce quando o proprietário da Workhorse Speed Shop competiu nas corridas do Festival Wheels and Waves.
O Festival Wheels and Waves, em Biarritz, na França, reúne motociclistas e customizadores do mundo inteiro que se encontram para vivenciar experiências que misturam motociclismo, surf, skate, música e arte. Nas corridas do Festival, Brice enfrentou a Miracle Mike, uma Indian Scout com assinatura da The Young Guns.
Além dessa inspiração, as formas gerais da FTR Black Swan acabam por ir buscar ideias nas superesportivas dos anos 90, às modernas motos de Grande Prémio e ainda nos Porsche preparados pela Rauh-Welt.
Dos primeiros desenhos seguiu-se uma visita à sede da Akrapovic na Eslovénia. Foi lá que Brice Hennebert ajudou a fabricar o completo sistema de escape, em titânio, claro, que o obrigou a desenhar a partir de uma folha em branco os coletores de forma que terminassem com a ponteira escondida debaixo do motor V-twin da Indian FTR.
Essa viagem à Eslovénia quase impediu Brice Hennebert de regressar à sua oficina na Bélgica. Devido às restrições impostas na União Europeia na altura em que apareceu o Covid-19, o proprietário da Workhorse Speed Shop quase ficou “preso” na Eslovênia. Porém, lá conseguiu chegar à sua oficina. E a partir daí o projeto Black Swan realmente ganhou asas para voar.
Brice não perdeu muito tempo a criar a estrutura que serviu de suporte para formar o desenho das carenagens em barro. Felizmente, e graças às novas tecnologias, Brice não perdeu muito tempo e apenas teve de se preocupar com metade da moto, veja o que ele falou:
“Esta parte foi realmente mais fácil do que eu esperava porque não precisei criar um corpo inteiro simétrico em argila de modelagem, apenas metade da moto para servir de molde. Assim que fiquei satisfeito com a forma, usei um scanner 3D para passar para a Forma & Design, que trabalhou comigo para refinar o formato na forma virtual, criar a simétrica de toda a peça, e integrar os acessórios e pontos de fixação”. Declarou Brice.
Mas, os trabalhos da Workhorse Speed Shop são conhecidos pela quantidade de elementos fabricados à mão. E a Indian FTR Black Swan não é exceção.
O tanque de combustível foi fabricado a mão em alumínio, desenhado para se adaptar ao chassi original da moto. A Vinco Racing Engineering ajudou nas peças usinadas, como o pivô do braço oscilante ou as placas laterais do quadro. Por sua vez, Brice Hennebert acabou por trabalhar e construir à mão o braço oscilante em tubos de alumínio 7020.
Mas a peça de destaque é a enorme carenagem que confere à Indian FTR Black Swan a sua postura agressiva e esportiva. Esta peça que torna todo o projeto numa autêntica “extravagância” em duas rodas, foi concretizado pela 13.8 Composites. O design feito em argila de modelagem serviu de base para criar o molde. E algumas semanas depois, a carenagem única era entregue na oficina da Workhorse Speed Shop.
Brice Hennebert declarou: “Como eu decidi deixar a fibra de carbono à vista sem pintura, dei ao Robert, da 13.8 Composites, a liberdade de optar pelo tipo de fibra de carbono que achava que melhor se enquadrava na moto. Após algumas semanas de espera, ele voltou com esta peça diabólica. Toda a carenagem pesa apenas 1,8 kg. Criar este corpo foi a grande tarefa deste projeto, é tudo menos prática, mas eu estava determinado em ter uma peça única”.
Para garantir máxima segurança e eficácia, a Workhorse Speed Shop recorreu a alguns parceiros, como os especialistas em freios, a Beringer, que forneceram um sistema extremamente leve, rodas Rotobox em fibra de carbono e pneus Dunlop estilo GP.
Um conjunto de suspensões exclusivas da Öhlins, com acabamento em preto para se manterem dentro do tema do projeto equipam a motocicleta.
Talvez o único elemento que se destaca tanto como a carenagem integral em fibra de carbono seja o farol dianteiro. Brice Hennebert utiliza um conjunto de motores elétricos para controlar um conjunto de “pestanas” que abrem e fecham sobre o farol.
Todo o conjunto acaba por ganhar um toque ainda mais diferente quando olhamos para o exótico assento fabricado pela Silver Machine Seats. Como não poderia deixar de ser, o assento está forrado com Alcântara, o mesmo material que Brice Hennebert decidiu usar para forrar todo o banco da Indian FTR AMA.
Mas qual Indian FTR preparada você prefere? FTR AMA ou FTR Black Swan? Deixe sua opinião nos comentários.
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