Murillo Ghigonetto
Quase um ano depois de adquirir a Iceman, motocicleta fabricada pela Walz Hardcore Cycles, na Alemanha, o atual campeão da temporada 2007 da Formula 1 já recebeu em casa seu mais novo “mimo” da mesma grife germânica.
Trata-se da Iceman 2, uma versão atualizada do modelo antigo que se destaca pelos detalhes exclusivos e pelo visual ferrarista dado a todo o conjunto em homenagem ao título conquistado pelo finlandês.
A primeira vista a Iceman 2 parece ser mais um dos projetos da famosa e renomada fábrica da Ferrari em Maranello. No entanto, puro engano. Apesar da cor vermelha e dos emblemas espalhados pela motocicleta, únicas exigências de Raikkonen na moto, todo o projeto nasceu na Alemanha, mais precisamente na região de Hockenheim, pelas mãos de Marcus Walz, proprietário da Walz-Hardcore Cycles.
Foram dez meses de construção até a Iceman 2 estar pronta para ser entregue ao seu ilustre proprietário.
O novo modelo segue basicamente o mesmo estilo da versão anterior, com traços modernos e visual agressivo. Alias, não só o estilo segue o mesmo, mas a maioria das peças e acessórios também.
Rodas, assento e o quadro são idênticos ao da primeira Iceman. Na dianteira o garfo longo e inclinado é o destaque. O farol está maior, e se contrapõe ao guidão, nitidamente menor nesta nova versão. O tanque de combustível também permanece o mesmo, com o exclusivo formato em gota.
O assento, sem espaço para a garupa, é baixo, ideal para a estatura de seu dono. Atrás uma pequena carenagem tem o papel de estampar a marca registrada da Ferrari, o famoso “cavallino rampante”, símbolo oficial da montadora e reconhecido no mundo inteiro.
O propulsor é um V2 Twin Cam com1800 cm³ capaz de produzir cerca de 120 cv de potência. Assim como na primeira Iceman, infelizmente não são divulgados mais detalhes técnicos desta bela “macchina” para se ter a real idéia de seu desempenho.
O fabricante divulga poucos dados, como o câmbio Harley-Davidson de cinco velocidades com a transmissão final feita por correia dentada e a embreagem com acionamento hidráulico.
Na parte ciclística a nova moto de Kimi Raikkonen traz freios desenvolvidos nas pistas de competição, sendo que na frente o sistema usa discos duplos de 320 mm e na traseira apenas um disco simples de fixação perimetral.
Os pneus são Metzeler, sendo que na dianteira as medidas são 130/60-18, e na traseira, 280/40-18 (ante os 280/35-18 da versão anterior).
Com um custo total estimado em 120 mil euros, a Iceman 2 deve ser a nova atração da temporada 2008 da Formula 1 na Europa. Isso porque Kimi Raikkonen, um apaixonado por motociclismo, raramente viaja de carro nas idas e vindas dos circuitos europeus durante os finais de semana de corrida. Resta saber se os tifosi irão aprovar o novo “brinquedinho” utilizado pelo piloto sob a marca Ferrari.
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário