Husqvarna Nuda, uma roadster multinacional!

Com morte prematura, ela chegou saindo e nem deu tchau! Foi por pouco!

Por Trinity Ronzella

No ano de 1689, na cidade sueca de Jonköping, foi fundada a fábrica real de mosquetes que, devido ao nome do rio que cortava a cidade, surgiu a marca mundialmente famosa presente em mais de 100 países: Husqvarna.

Inicialmente produzindo os, provavelmente, mosquetes mais avançados de seu tempo, manteve a linha de evolução e aplicou nos mais diversos e conceituados produtos do mercado, nas mais diversas áreas como armas, bicicletas, aparelhos domésticos, máquinas de costura, produtos florestais e também, motocicletas!

Usando um motor belga, em 1903 saem as primeiras motocicletas da fábrica sueca, agora Husqvarna, que, ninguém imaginou que estaria começando uma história de sucessos principalmente no motociclismo como esporte, principalmente no off-road, onde obtiveram muitos títulos mundiais.

Foto: Divulgação - Huskvarna Nuda 900

 

De 2007 em diante uma marca italiana e sob direção de Claudio Castiglioni, é vendida para a BMW, que, buscando ampliar sua linha de modelos e um público mais jovem, quer “surfar” na imagem e experiência no off road da Husqvarna.

Com base nos modelos de Supermotard, surge o primeiro modelo Husq sob o comando da BMW, a Nuda 900!

 

Foto: Divulgação - Huskvarna Nuda 900

 

Com visual agressivo, essa  motocicleta “enxuta"  e  potente, já traz no nome que está com tudo à mostra. Nada de linhas curvas e suaves, ela é agressiva no visual e na força!

Foto: Divulgação - Huskvarna Nuda 900R

 

O quadro de treliça  tubular não é novidade, vem das F 650 e 800 GS, o motor bicilíndrico vertical é da 800R mas, em 2012 ficou maior nas mãos da marca sueca, desenvolvendo 105 cv a 8.000 rpm com  898 cm³.  Com duas versões, a Nuda R vem mais refinada, deixando as  suspensões Sachs para se equipar de Ohlins  invertidas  com regulagem na pré-carga e pinças de freio monobloco Brembo e com peso de 195 kg.

 

Foto: Divulgação - Huskvarna Nuda 900R

Poucos vão se lembrar mas, a Husqvarna já esteve no Brasil através do Grupo Izzo que, de uma hora para outra sumiu. Lançada mundialmente em 2011, em janeiro de 2013 a BMW anuncia a produção dos dois modelos em Manaus, na fábrica da Dafra mas, no mesmo mês, a própria BMW vende a Husqvarna Motorcycles para Pierer Industries AG, de propriedade do CEO da KTM, Stefan Pierer. Ou seja…bye bye Nuda!

Com um slogan  cheio de ousadia, a BMW buscava um segmento que não atuava, mostrando a cara da moto já no slogan de lançamento: “Maltrata a rua”, mas, não deu tempo…

No mercado de motos usadas na Europa, se encontra modelos até 2014, que chegam a valer até 9.000 Euros.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br