Honda quer seguir na trilha do sucesso

Neste ano, montadora terá orçamento de R$ 6 milhões para investir no esporte brasileiro.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Com a meta de pelo menos igualar os expressivos números alcançados no ano passado, quando colecionou 15 títulos nacionais, a Honda Racing apresentou nesta terça-feira, em Indaiatuba (SP), as suas forças para encarar a temporada 2008 das competições brasileiras.

A equipe oficial da fabricante japonesa terá um elenco formado por 14 pilotos, sendo apenas um representante de motovelocidade. Os demais correrão em diversos torneios off-road, como os campeonatos brasileiros de Motocross, Supercross e Enduro de Regularidade.

“Somos o único time presente em todas as categorias do motocross, fato que consideramos muito importante para o desenvolvimento do esporte”, disse Wilson Yasuda, gerente de competições da marca nipônica.

“Por enquanto, não temos interesse em ter novos pilotos oficiais no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, já que contamos com duas categorias monomarcas nesta modalidade (Hornet e Twister 250cc). Se isso mudar um dia, também revisaremos nossas ações”, justificou o dirigente.

Para Gilson Scudeler, corredor mais experiente da montadora, com 41 anos, e o responsável por defender a fabricante nas pistas de asfalto, a soberania das práticas off-road frente a motovelocidade é fácil de ser explicada.

“É o resultado de um projeto de base feito há um bom tempo e que começa a colher seus frutos. Fico feliz por ver o motocross repleto de pilotos. Torço para que o mesmo aconteça com a motovelocidade; trabalharei bastante para isso virar realidade”, afirmou o atual hexacampeão Brasileiro de Motovelocidade, na categoria Superbike.

“Este será o meu último ano como piloto e estou muito motivado para lutar pelo título. Paralelamente ao campeonato, seguirei desenvolvendo meu projeto de criação de uma categoria escola, para formação de novos talentos. Hoje, tenho 80% de certeza que estrearei este sonho em 2009”, revelou.

Das feras selecionadas pela Honda Racing para o off-road, o principal nome é Wellington Garcia, multi-campeão da temporada passada — foi campeão brasileiro de Motocross nas categorias MX1 e MX2, campeão brasileiro de Supercross (MX1), campeão paulista de Motocross (MX1 e MX2) e campeão do Arena Cross (MX2).

“Acredito que terei adversários bastante fortes neste ano, mas estou preparado para defender meus títulos. Minha inspiração para 2008 é a mesma, pois detesto chegar em segundo lugar”, avisou o goiano.

Outro piloto que esbanja empolgação para acelerar forte é Cezar Zamboni, o mais jovem do grupo, com apenas 13 anos. “Ando de moto desde os oito e sonho em ser campeão mundial”, disse o caçula da turma, inscrito para a categoria de 85 cilindradas do motocross.

Segundo o gerente de competições, Wilson Yasuda, a escolha dos pilotos para a formação da equipe oficial funciona como no futebol. “Temos nossos olheiros, que estudam os garotos durante todo o ano. Somos um time exigente. Não avaliamos somente os resultados dentro da pista. Analisamos todo o perfil do competidor”, destacou.

O orçamento da Honda para o esporte brasileiro em 2008 é de R$ 6 milhões, quantia 15% maior do que a do ano passado.

Confira os integrantes da equipe:

Motocross / Supercross
- Wellington Garcia
- Leandro Silva
- Marcello Lima (Ratinho)
- Jean Ramos
- Eduardo Lima (Dudu)
- Thales Vilardi
- Hector Assunção
- Gustavo Takahashi
- Rodrigo “Lama” Santos
- Everaldo Filho
- Cezar Zamboni

Enduro de Regularidade
- Dário Júlio
- Sandro Hoffmann

Motovelocidade
- Gilson Scudeler

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br