Honda NC 750X 2024: versão DCT agora é nacional

A Honda NC, "New Concept", conquistou o mercado aliando versatilidade e conforto. O modelo 2024 chega em duas cores e com a nacionalização do câmbio DCT

Por Thiago Dantas

A Honda NC 750X ganha versão 2024. A partir do ano que vem, todas as versões da NC 750X serão produzidas na planta da Honda em Manaus, AM, reforçando o compromisso da marca com a excelência na fabricação nacional.

 


Honda NC 750X é oferecida em duas versões e duas cores - Foto: Divulgação

 

Desde sua chegada ao Brasil em 2012 como NC 700X, a Honda NC apresentou-se como um "New Concept," unindo pontos positivos de diferentes estilos em uma única moto. O modelo conquistou espaço inédito no mercado, destacando-se pela versatilidade, economia de combustível e conforto oferecidos aos motociclistas.

 

História da Honda NC

Inicialmente lançada com o motor de 670 cc e disponível em versões com freio convencional e ABS, a Honda NC chamou a atenção dos motociclistas. Em 2015, passou por sua primeira atualização significativa, recebendo um motor de 745 cc, suspensões aprimoradas, iluminação por LED, novo painel e um compartimento porta-capacete expandido.

 


Grande diferencial da NC 750X é o compartimento dianteiro que cabe um capacetece fechado - Foto: Divulgação

 

Em 2022, a Honda NC 750X recebeu uma atualização mais profunda, mantendo a filosofia original do projeto. A grande novidade foi a introdução de uma nova versão equipada com o exclusivo câmbio DCT (Dual Clutch Transmission), já presente em modelos como a X-ADV e a touring GL 1800 Gold Wing.

A partir de novembro de 2023, a fábrica da Honda em Manaus, AM, começará a produzir a NC 750X DCT em território nacional. Trata-se da única unidade fabril da Honda fora do Japão para a produção do câmbio DCT que agora será estendido à NC, além da CRF 1100L Africa Twin.

 

Como funciona o Câmbio DCT?

A tecnologia DCT representa uma exclusividade da Honda no cenário da indústria de motocicletas, e desde sua implementação há mais de uma década, vem gradualmente conquistando a aprovação dos motociclistas. Na Europa, principal mercado da NC750X, aproximadamente 60% dos clientes optaram pela transmissão DCT para este modelo.

 

 
NC 750X é equipado com motor bicilíndrico que prioriza consumo e torque - Foto: Divulgação

 

Mas afinal, como funciona o câmbio DCT?

O câmbio DCT utiliza duas embreagens: uma dedicada às marchas 1ª, 3ª e 5ª, e outra às marchas 2ª, 4ª e 6ª. Cada conjunto de marchas, seja par ou ímpar, possui um eixo-piloto e uma embreagem exclusiva, equipada com um circuito eletro-hidráulico. Enquanto uma embreagem atua na mudança de marcha, a outra pré-seleciona a próxima. O processo de passagem ou redução de marchas pode ocorrer de maneira automática ou manual, através dos seletores localizados no punho esquerdo.

 


Honda NC 750X 2024 - Foto: Divulgação

 

Ao utilizar as teclas ou ao deixar o câmbio no modo automático, as mudanças de marchas são realizadas de forma rápida, praticamente sem intervalo perceptível na entrega de potência à roda traseira. 

 

Honda NC 750X 2024

A NC 750X se destaca por sua versatilidade, oferecendo duas versões com diferenciação na transmissão. A versão MT possui um câmbio convencional de seis marchas, enquanto a versão NC 750X DCT apresenta o exclusivo câmbio de dupla embreagem, proporcionando mudanças manuais ou automáticas.

O chassi tubular de aço tipo Diamond é o destaque na parte ciclística, proporcionando centralização de massas e baixo centro de gravidade. 


Câmbio DCT é fabricado no Brasil - Foto: Divulgação

 

O propulsor presente nas versões NC750X e NC750X DCT é um bicilíndrico paralelo refrigerado a líquido, com cabeçote OHC composto por 8 válvulas. Os engenheiros trabalharam para conferir a este motor características que favorecem rotações mais baixas e médias, utilizando pistões de curso longo, uma configuração peculiar das câmaras de combustão e um virabrequim de alta massa de inércia, contribuindo para esse objetivo. Os cilindros são inclinados a 62º para a frente. Sendo assim, foi possível criar um compartimento de bagagem de 23 litros, onde ficaria posicionado o tanque de combustível. 

 

NC 750X 2024 está disponível com câmbio manual ou DCT - Foto: Divulgação

 

Tanto na NC750X MT quanto na DCT, são equipadas com o acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, além de três modos de condução pré-definidos e um personalizável, junto ao controle de tração HSTC. A potência máxima atinge 58,6 cv a 6.750 rpm, enquanto o torque máximo é de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.

A crossover vem equipada com a suspensão dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso. A suspensão traseira Pro-Link de 120 mm de curso se caracteriza pela progressividade no amortecimento e conta com regulagem da pré-carga da mola.  As rodas são de 17 polegadas. 

 

Preço e cores

As Honda NC 750X MT e Honda NC 750X DCT 2024 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.

A previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil é a partir de janeiro e preço sugerido de R$ 52.680,00 (versão MT) e R$ 58.680,00 (versão DCT), base São Paulo, SP, não inclui despesas com frete ou seguro:

 

  • Honda NC 750X MT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 52.680,00
  • Honda NC 750X DCT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 58.680,00

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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