Honda motos cresce 10% no ano e planeja 10 novos modelos até 2025
A líder de motos do mercado nacional anunciou o crescimento de 10% nos emplacamentos de 2023 e prevê o lançamento de 10 novos modelos até 2025
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Honda revelou os resultados anuais de 2023, destacando um crescimento significativo de 10% nos emplacamentos em comparação com o ano anterior. O total atingiu 1.146 milhão de unidades, marcando o melhor desempenho da marca desde 2014. A média diária de emplacamentos também atingiu seu ápice desde 2013, alcançando 4.585 unidades.
O sucesso da Honda se estende por todos os segmentos, desde motocicletas de baixa cilindrada até as de alta cilindrada, refletindo a eficácia das estratégias comerciais da marca e a contínua demanda aquecida por motocicletas.
O grande destaque nos emplacamentos foi a linha CG 160, que conquistou mais de 418 mil unidades, representando 37% do total de vendas da Honda no ano.
No segmento de scooters, a Honda alcançou um impressionante recorde histórico com 78% de market share em dezembro, destacando a diversidade do line-up da marca composta por Elite 125, PCX 160, ADV 150, Forza 350 e a scooter aventureira X-ADV.
A produção também acompanhou a tendência de crescimento, registrando mais de 1,215 milhão de unidades saindo das linhas produtivas em Manaus (AM), um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Esse resultado acumulado representa o melhor desde 2014, quando 1,239 milhão de motocicletas foram produzidas.
Em 2023, a Honda concluiu um ciclo de investimentos totalizando 500 milhões de reais, concentrados na modernização das estruturas da fábrica. Esse projeto possibilitou um aumento significativo na produção, melhorando a capacidade de atendimento à demanda dos clientes e mantendo a entrega de produtos com alta qualidade e custo competitivo.
A unidade fabril da Honda em Manaus é uma das maiores do Polo Industrial de Manaus, detendo o título de operação mais verticalizada nas operações globais da marca. Isso significa que o mesmo complexo abrange diversos processos produtivos dos diferentes componentes que compõem a motocicleta final. Em termos de volume de produção, a operação brasileira é a maior fora do eixo asiático.
Para o ano de 2024, a Honda projeta um crescimento gradual e consistente, almejando um volume até 10% superior ao registrado em 2023.
O foco atual da empresa está no fortalecimento do line-up, com planos de lançar 10 novos modelos até 2025, marcando uma das maiores renovações da linha de produtos na história da Honda.
O que será que vem por aí? Será que a Hornet 750 lançada no ano anterior desembarca no Brasil, junto com a Transalp? Vamos aguardar as novidades.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário