Honda libera fotos e detalhes da nova Africa Twin 2016
Modelo de sucesso na década de 1980 retorna revigorada e melhor preparada para, mais uma vez, fazer história
Por André Jordão
Por André Jordão
André Jordão
A primeira XRV650 Africa Twin foi lançada em 1988, depois de a Honda engatar três vitórias consecutivas no rally Paris-Dakar e, na época, representou uma evolução muito grande no universo das motocicletas aventureiras. A sua capacidade de rodar em qualquer tipo de terreno, a durabilidade robusta, a condução fácil e o excelente conforto para pilotar durante todo o dia fizeram dela um sucesso de vendas entre os motociclistas apaixonados por aventura. O modelo ajudou a definir um segmento que cresceu e se tornou mundialmente um dos mais populares.
Mais de vinte anos depois, a Honda anuncia a volta da Africa Twin, desta vez com o nome de CRF1000L para encarar a forte concorrência do segmento em todo o mundo. Com um motor de 998 cm³ e dois cilindros paralelos, a nova Africa Twin produz 94 cavalos de potência e 9,8 kgf.m de torque para empurrar os 228kg em ordem de marcha da versão standard – 232 kg (ABS), 242kg (DCT).
Embora melhor preparada para o off-road, a Africa Twin 2016 vai estar equipada com a opção da tecnologia DCT (Dual Clutch Transmission – Transmissão de Dupla Embreagem) da Honda assim como a Crosstourer. Porém, a marca garante que esta mais recente evolução do DCT foi desenvolvida e programada especificamente para oferecer a capacidade de fora-de-estrada, característica da Africa Twin.
Obviamente a Honda trabalhou essa tecnologia (DTC) para atuar em pisos não pavimentados, travando (descidas) ou liberando (subidas) as marchas dependendo da necessidade do piloto. Há também a opção de desligar o ABS na roda traseira, para melhor desempenho na terra.
A Honda ainda não divulgou todos os detalhes da nova Africa Twin, como suspensão, freios ou mesmo o preço para a Europa. Sabemos que o garfo invertido dianteiro será completamente ajustável da Showa, enquanto a traseira, também Showa, terá ajuste hidráulico na pré-carga da mola. Sobre o preço, especula-se algo em torno de 12.000 Euros para o modelo standard, que deve ser lançado no fim deste ano e comercializado em 2016.
Ficha técnica
Honda CRF 1000L
Motor
DIÂMETRO X CURSO (mm): 92,0 x 75,1 mm
CILINDRADA (cm3): 998
TIPO DE MOTOR: Refrigeração a líquido, 4 tempos, 8 válvulas, dois cilindros paralelos, virabrequim de 270° (crossplane), comando de válvulas Unicam, como nas motos de cross da linha CRF
POTÊNCIA MÁXIMA: 94CV (70kW)/7.500 rpm (95/1/EC)
TORQUE MÁXIMO: 98 Nm/6.000 rpm (95/1/EC)
Rodas
FREIO DIANTEIRO: Dois discos flutuantes de 310 mm, cubo radial e pinças de 4 êmbolos e pastilhas em material sinterizado
FREIOS TRASEIROS: Um disco flutuante de 256 mm, uma pinça de 2 êmbolos e pastilhas em material sinterizado. Na versão DCT, também com Sistema de Travão de Estacionamento por Bloqueio da Manete.
RODA DINATEIRA: De alumínio com raios 90/90-R21 com câmara de ar
RODA TRASEIRA: De alumínio com raios 150/70-R18 com câmara de ar
Ciclística
DIMENSÕES (mm): 2.335 x 875 x 1.475 mm (STD)
QUADRO: Quadro berço semi-duplo em aço, com sub-quadro traseiro em aço de elevada resistência à tracção
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 18,8L
DISTÂNCIA DO SOLO (mm): 250mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg): 228kg
ALTURA DO ASSENTO (mm): 870/850mm (posição STD/posição baixa)
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm): 1.575 mm
Transmissão
EMBREAGEM: Húmida, multi-discos com molas helicoidais, assistente à árvore de cames em alumínio e embreagem deslizante
TRANSMISSÃO FINAL: Corrente selada por O-rings
CAIXA DE CAMBIO: Engrenagem constante, 6 velocidades manual, 6 velocidades DCT, com modos de condução em estrada e em fora de estrada
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