Honda lança linha 2017 da CB 650F e CBR 650R
Fabricante japonesa promove renovação de grafismo e no controle de emissões de seus modelos com motorização quatro cilindros no Brasil
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A fabricante japonesa Honda anuncia o lançamento no mercado brasileiro da linha 2017 da naked CB 650F e da sport CBR 650F, modelos produzidos na fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM), que receberam atualizações em seus grafismos, com combinações tricolores exclusivas para o país e que remetem a divisão de competições Team HRC.
As combinações de cores – vermelha, branca e azul, com rodas douradas e a vermelha e preta, com rodas pretos - foram inspiradas nas motocicletas de competição e também são tons que trazem semelhança com as cores adotadas em motos esportivas de maior cilindrada da marca. O desenvolvimento dos novos grafismos foi realizado no Brasil pelo time de designers da Honda.
A linha 2017 da CB 650F e da CBR 650F recebeu ainda importantes aperfeiçoamentos no sistema de controle de emissões de poluentes, deixando as motos em conformidade com as normas da segunda fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT 4) no Brasil. As alterações contemplam a adição de um sistema de cânister, com filtro de carvão ativo para emissões evaporativas do tanque de combustível e aprimoramentos no sistema de catalisador.
Com as alterações, as emissões de poluentes tiveram uma redução significativa, em gramas emitidas por quilômetro rodado: 42,7% no monóxido de carbono, 36,5% em hidrocarbonetos e 4,2% de óxido de nitrogênio. Segundo a Honda, a quantidade de monóxido de carbono emitida em marcha lenta caiu pela metade.
O motor compartilhado da CB 650F e da CBR 650F possui quatro cilindros em linha, com sistema DOHC (Double Over Head Camshaft), duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cm³ de capacidade, arrefecido a líquido. A potência máxima é de 87 cv a 11.000 rpm com torque de 6,4 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.
A Honda informa que esta motorização oferece força e torque em qualquer rotação, com respostas mais suaves até os 4.000 rpm, característica que facilita deslocamentos com tráfego intenso ou em baixas velocidades e que também contempla a esportividade em rotações acima dos 6.000 rpm, permitindo uma pilotagem com boa performance em vias rápidas.
A taxa de compressão do motor quatro cilindros é de 11.4:1, com diâmetro e curso dos pistões em 67 x 46mm, com a tecnologia Computer Aided Engineering (CAE), de forma a minimizar o atrito pela assimetria das saias, reduzindo o contato com o interior do cilindro e gerando mais eficiência na transferência de calor.
Concebida sob o mesmo conceito, a câmara de combustão recebeu tratamento especial, com componentes revestidos em vanádio (tipo de aço inoxidável) para melhorar a performance. Pequenas fissuras para respiração na parede interna do cárter durante o movimento dos cilindros melhoram o desempenho, reduzindo perda de força no bombeamento em rotações mais altas.
O propulsor traz ainda o sistema de indução que regula o fluxo de ar do motor, melhorando o torque nas acelerações. Por fim, a injeção eletrônica PGMF-I (Programmed Fuel Injection) possui quatro sensores no corpo da borboleta.
O chassi da CB 650F e da CBR 650F é de aço do tipo Diamond, que fixa o motor em um posicionamento levemente adiantado, como forma de distribuir melhor o peso e proporcionar um equilíbrio dinâmico mais eficiente.
A balança traseira é do tipo monochoque em alumínio fundido, com um desenho que apresenta uma forma curvilínea sobre o silenciador, à direita, sem utilização de solda. Com sistema ajustável e com curso de 43,5 mm, permite sete estágios de configuração na pré-carga da mola. As rodas traseiras, nos dois modelos, são de 17 polegadas equipadas com pneus 180/55-ZR17M/C. O sistema de freio possui discos com diâmetro de 240 mm e cáliper simples.
Na dianteira, a suspensão das motos apresenta garfo telescópico de 41mm, com curso de 120 mm. As rodas são de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C. O freio tem dois discos duplos de 320 mm, com cáliper duplo. Todas são equipadas com sistema ABS (antitravamento).
Os painéis de instrumentos dos dois modelos compartilham os recursos, com indicação de velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor gráfico de combustível, hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes. O tanque de combustível tem capacidade para 17,3 litros. O conjunto óptico tem proteção por semicarenagens, com para-brisa incorporado à CBR 650F e os faróis estão equipados com lâmpadas de 55w.
Os bancos possuem dois níveis, revestidos com espuma macia. A rabeta curta segue uma padronização no conceito Honda. Outro detalhe curioso nas motos é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou roubo, permitindo que apenas a chave original possa acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico.
As duas motos estarão disponíveis em versões únicas com freios ABS, com as variantes de cores – vermelho e preto. Os preços públicos são de R$ 37.000 para a CB 650F e de R$ 38.800 para a CBR 650F, com base estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Os modelos têm garantia de três anos sem limite de quilometragem e Honda Assistance, que contempla resgate e assistência ao motociclista em todo o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
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