Honda divulga preço da nova CB 300F Twister 2023
Nova Twister 2023 chega com design inédito, ciclística evoluída e motor atualizado. Confira o que mudou!
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O nome Twister surgiu em 2001 com um modelo que trazia um desenho inovador e uma ótima performance. Em 2008 a 1ª geração deu lugar a CB 300R, modelo que tinha um motor totalmente diferente do atual, até que em 2015 o nome foi resgatado através da inédita CB 250F Twister.
E agora, em 2023, o nome Twister ressurge como a nova Honda CB 300F Twister. Onde motor e suspensões foram aperfeiçoados, assim como o desenho que foi baseado na Honda CB 500F.
O modelo chega aos concessionários da Honda em Janeiro com duas versões disponíveis (CBS e ABS) e três opções de cores. O preço parte de R$ 18.900,00.
A Honda CB 300F Twister foi desenhada pela equipe Mono-C (departamento de design da Honda Brasil), com inspiração no estilo streetfighter urbano que busca agressividade e esportividade no desenho.
Graças às carenagens angulosas sob o tanque, que agora é de 14 litros, a ponteira de escape curta e elevada, conjunto óptico dianteiro e do banco bipartido, a esportividade do modelo é enfatizada.
Além disso, outros detalhes como a carenagem inferior do motor, as rodas com novo desenho calçando pneu mais largo na traseira, agora um 150/60R-17 (antes 140/70R-17) e a suspensão dianteira mais robusta, com tubos de Ø 41 mm (antes Ø 37 mm) fazem a nova Twister 2023 aparentar ser um modelo de maior cilindrada.
A nova Twister 2023 lembra a CB 500F em outro ponto além do design. O painel LCD Blackout retangular é similar ao modelo superior e traz conta giros e indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador e oferece informações como autonomia restante, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria, além das tradicionais luzes-alerta. Novidade é a porta USB do tipo C para recarga de Smartphones, situada na extremidade superior esquerda do painel.
A Honda CB 300F Twister será oferecida em duas versões: CBS e ABS. Com preços sugeridos de R$ 18.900,00 e R$ 19.800,00, respectivamente.
A grande novidade da CB 300F Twister 2023 é o motor que ganhou mais capacidade cúbica - que passou de 249,5 cm3 para 293,5 cm3 .
O novo motor de 300 cilindradas é derivado do propulsor de 250 cilindradas que equipava a Twister antecessora. Não tem nada a ver com aquele motor das antigas CB 300R.
Só foi possível o aumento da capacidade do motor graças ao cilindro de maior diâmetro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm. Importante lembrar que tal opção permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor. Por exemplo: para melhorar a dissipação de calor do motor, a CB 300F Twister traz um radiador de óleo maior.
O motor flex, SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, gera potência máxima de 24,7 cv - 24,5 com gasolina - a 7.500 rpm (ante dos 22,6 cv a 7.500 rpm do modelo anterior). O torque máximo subiu para 2,60 kgm.f - 2,61 kgm.f com gasolina - a 5.500 rpm (ante dos 2,28 kgm.f a 5.500 rpm).
Na prática, o ganho se percebe através de uma resposta melhor do acelerador em todas as faixas de rotação. Outra consequência positiva está no consumo, graças ao torque mais forte, que permite pilotar a nova Twister abrindo menos o comando do acelerador.
Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio de seis marchas -- exclusividade no segmento -- agora está acoplado a uma embreagem deslizante e assistida. Traduzindo: o acionamento da embreagem está mais leve e a roda traseira não perde aderência em uma redução brusca de marcha.
O chassi tubular de aço tipo Diamond garante a nova CB 300F Twiste robustez, agilidade e maneabilidade. A suspensão dianteira telescópica com tubos de Ø 41 mm e curso de 130 mm, em conjunto com a suspensão traseira monoshock de amortecedor de mola dupla e balança traseira de aço com curso de 120 mm, proporcionam uma pilotagem segura e confortável.
Na frenagem as versões da CB 300F Twister são diferentes, ela é oferecida com opção CBS -- Combined Brake System -- ou ABS. Em ambas, os discos têm as mesmas dimensões, com o dianteiro de Ø 276 mm e o traseiro com Ø 220 mm. Na versão CBS, o cáliper dianteiro conta com três pistões, enquanto na versão ABS o cáliper tem pistão duplo. O cáliper traseiro tem pistão simples em ambas versões.
A Honda CB 300F Twister CBS e Honda CB 300F Twister ABS chegam às concessionárias de todo o Brasil à partir de janeiro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Nas seguintes cores e preços sugeridos (base Distrito Federal):
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário