Honda CRF 300F 2026: Evolução natural para continuar sendo referência
A off-road Made in Manaus dá um salto à frente em tecnologia e design para continuar sendo a nº1 de seu segmento.
Por Marcio Viana
Por Marcio Viana
Honda apresenta a nova CRF 300F, uma moto Off Road que encara varios tipos de terreno. Por ser bem leve, muitos tem praticado enduro nas montanhas e longas trilhas pelo interior do Brasil.
Segue abaixo apresentação do novo modelo e suas principais caracteristicas.
1. Introdução
2. Generalidades do modelo
3. Características principais
4. Preço, cores e garantia
1. Introdução
No ano de 2006 a Honda introduziu no lineup a CRF 230F produzida em sua fábrica em Manaus, AM. A fórmula do modelo imediatamente conquistou os fãs do off-road: a proverbial confiabilidade das Honda aplicada a uma motocicleta versátil, que poderia ser usada tanto para prática esportiva – enduro, rally, cross country – como para o lazer de trilheiros de final de semana. Além disso, também poderia atuar como genuína ferramenta de trabalho e locomoção em sítios e fazendas.
Simples, forte e leve, a CRF brasileira fez fama como válida herdeira das CRF importadas “de briga”, mas com custo de aquisição e gestão muito abordável. Seu sucesso imediato foi devido não apenas à formula técnica adequada – motor robusto aplicado a uma ciclística competente – como também à sede dos usuários por ter uma Honda verdadeiramente off-road sem ter que recorrer a adaptações dos modelos trail, ou então às exclusivas CRF importadas, direcionadas a competições de alto nível.
Em 2018 a Honda dobrou a aposta através da CRF 250F, modelo que seguiu o rastro da antecessora conciliando facilidade de uso, custo de aquisição e manutenção ínfimo, mas com importantes aperfeiçoamentos: motor 20% mais potente em relação ao da CRF 230F, ciclística evoluída por meio de um chassi 100% inédito, suspensões e freios majorados e um design para Red Rider nenhum colocar defeito.
Agora, a Honda segue sua tradição de jamais deixar de aperfeiçoar seus modelos e traz a novíssima CRF 300F 2026, que incorpora às reconhecidas qualidades de suas antecessoras um bem estudado upgrade. A modernização foi importante e profunda, mas não desvirtuou o caráter de um modelo, unanimemente reconhecido pelo acerto de sua proposta e eficiência máxima qualquer que seja o tipo de utilização.
2. Generalidades do modelo
Do ponto de vista estético e prático a CRF 300F 2026 traz evolução marcante, com elementos que conciliam a necessária modernidade do design com facilidade de manutenção e resistência, características fundamentais nas motos off-road. Exemplo disto são as novas aletas laterais do tanque de combustível, com formato e grafismo que segue o estilo das poderosas Honda CRF 450R/RX. Outra novidade é o sistema de fixação das laterais, agora por meio de parafusos, assim como o cavalete lateral reposicionado.
Importante passo à frente na CRF 300F é o novo motor, um monocilíndrico OHC arrefecido a ar, de 293,5 cm3, que estreou equipando a CB 300F Twister em 2023 e, na sequência, ganhou versões ajustadas para equipar a XRE 300 Sahara, lançada no final de 2024 e a XR 300L Tornado, em 2025.
Esta uniformização dos motores de modelos campeões na preferência dos clientes exalta a eficiência de tal motor no aspecto puro – o da potência e torque superiores, assim como na confiabilidade e economia. Outra evolução positiva no aspecto técnico da CRF 300F é a transmissão de seis velocidades ante a de cinco velocidades do modelo que a antecedeu.
Quanto à parte ciclística, a CRF 300F traz novo ajuste de suspensões, sistema de freio dianteiro atualizado e vários componentes novos visando maior eficiência e contenção de peso mesmo com a elevação da capacidade do motor.
3. Características principais
A sigla CRF aplicada a um modelo Honda remete a um universo de desafios, onde a busca da plena eficiência prática – condição essencial para motos off-road e/ou aventureiras – se sobrepõe ao simples aspecto estético.
Nem por isso o visual das CRF está aquém das expectativas, e o exemplo desta CRF 300F deixa claro que a busca da plena funcionalidade não traz impactos negativos no trabalho dos designers da Honda.
Ágil, agressiva e ao mesmo tempo essencial: nada em uma CRF é supérfluo, e assim é nova CRF 300F, digna integrante de uma estirpe de motos literalmente campeãs. Aliás, as recentes vitórias na mais importante prova do off-road nacional, o Rally dos Sertões 2025, no qual a CRF 450 Rally conquistou a categoria geral e a CRF 250F a categoria Brasil, comprovam plenamente tal afirmação.
A adoção de aletas laterais ao tanque com novo desenho, que visou abrigar o radiador de óleo e também aproximar o design da off-road Made in Manaus ao das CRF importadas, é destaque. Outra inovação de caráter prático/estético vem das laterais, agora fixadas por meio de parafusos.
No que diz respeito ao incremento da praticidade/funcionalidade, a CRF 300F traz um cavalete reposicionado que permite a mesma estabilidade em estacionamento, mas melhora a distância em relação ao solo e reduz a chance de o componente raspar no solo ou em obstáculos com facilidade.
A ergonomia, sempre um fator de grande importância, preserva a receita de sucesso da família CRF. O assento, estreito e longo, permite a devida movimentação do piloto em busca da maior eficiência na condução. A distância mínima em relação ao solo é generosa, 290 mm, enquanto o peso a seco está contido a 119 kg.
3.2 Motor
O motor da CRF 300F 2026 é o moderno monocilíndrico arrefecido a ar de 293,5 cm3, com quatro válvulas no cabeçote e comando simples acionado por corrente. O sistema de partida é elétrico. A elevação da capacidade cúbica – de 249,8 para 293,5 cm3 – foi obtida aumentando o diâmetro do cilindro para 77 mm (antes 71 mm), mantendo o curso do virabrequim, de 63,03 mm.
A maior capacidade cúbica resultou em mais potência – 24,6 cv a 7.500 rpm –, e maior torque máximo – 2,59 kgm.f a 6.000 rpm. Em termos percentuais, o ganho em relação ao motor da CRF 250F foi de praticamente 11% em potência e 13,6% no torque. Porém, é importante ressaltar que na CRF 300F a ação do acelerador é mais responsiva desde as mais baixas rotações, o que induz a uma pilotagem mais relaxada e segura.
Alimentado exclusivamente por gasolina, o novo motor da CRF 300F conta com o consagrado sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Em termos visuais, a elevação da capacidade cúbica determinou a majoração do tubo do sistema de escapamento (de 28,6 para Ø 31,8 mm), e uma ponteira de escape com câmara de compressão modificada.
O câmbio da CRF 300F conta com 6ª marcha, uma evolução importante em relação ao modelo ao qual substituiu, de cinco marchas. O pinhão passou de 13 a 14 dentes, o que em conjunto com o maior fracionamento do câmbio e novas as características de torque e potência beneficiam não apenas o desempenho global do modelo, como também permitem melhor consumo de combustível e maior durabilidade do motor.
Outra novidade na CRF 300F é o radiador de óleo, posicionado de modo a não sofrer avarias em eventuais choques e garantir uma maior estabilidade térmica, o que determina longevidade para o motor e diminui efeitos nocivos do superaquecimento em uso intensivo.
3.3 Ciclística
O chassi da CRF 300F é fabricado com tubos de aço de elevado padrão de rigidez, resistência. Foi projetado para dar ao piloto o necessário feedback, fator fundamental no off-road por conta das contínuas mudanças da superfície do terreno.
A distância entre eixos é contida a 1.417 mm, o que em conjunto as medidas de cáster/trail, – 25º44/100 mm –, colaboram para a agilidade da CRF 300F. O equilíbrio na distribuição do baixo peso entre a dianteira e traseira – apenas 119 kg – é outro elemento que dá ao modelo a capacidade de encarar terrenos difíceis sem exigir habilidades especiais de seu piloto.
A suspensão dianteira do tipo telescópico, com Ø 41 mm, tem 240 mm de curso e recebeu novas mesas de alumínio e ajuste revisado por conta da maior potência da CRF 300F em relação ao modelo que substitui. O mesmo se deu na suspensão traseira, na qual o conjunto mola/amortecedor conectado ao sistema Pro-Link agora com articulações de alumínio.
As rodas raiadas tem aros de alumínio, medida 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás. Os pneus padrão, específicos para uso off-road (Pirelli Scorpion XC), têm as medidas 80/100 na dianteira e 100/100 na traseira. Os disco de freio dianteiro é do tipo wave com Ø 240 mm e cáliper de pistão duplo. Na traseira o cáliper é de pistão simples, agindo em disco tipo wave de Ø 220 mm mm.
4. Preço, cor, garantia
A Honda CRF 300F estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 meses. O modelo estará disponível na cor vermelho, e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.027,00
Fonte - https://www.honda.com.br/motos/
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário