Honda CG Fan 2009 ganha motor OHC

De alma renovada, caçula da família CG fica a cara da Titan 2008 e segue alimentada por carburador.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Lançada em 2005 e responsável por um milhão de vendas até este ano, a nova Honda CG 125 Fan ficou a cara da Titan 2008. E não poderia ser diferente, afinal a caçula da família CG traz o mesmo chassi da versão 2009 da irmã e um motor de configuração OHC (Over Head Camshaft), em substituição ao formato anterior OHV (Over Head Valves).

Com uma tecnologia mais avançada, o propulsor de 124,7 cm³ — monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, com comando de válvulas e balancim roletado — garante movimento mais preciso e suave das válvulas, resultando em menos perdas por atrito e menor desgaste das partes internas móveis.

Na prática, a nova Fan passou a ter respostas melhores nas baixas e médias rotações, atingindo potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm e torque de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm.

Ao contrário da nova Titan, que recebeu injeção eletrônica, a CG 125 permanece alimentada por carburador. Para atender às novas normas de emissão de poluentes previstas pelo Promot 3, em vigor a partir de janeiro próximo, o modelo ganhou um potente catalisador, localizado à frente do motor.

O tanque de combustível, tal qual a Titan, também está maior na Fan, garantindo maior economia ao veículo — da ordem de 6,4%, segundo o fabricante — e melhor encaixe das pernas do piloto.

As suspensões mantiveram-se inalteradas, permanecendo com curso de 115 mm na dianteira e 82 mm na traseira. Idem para os freios, a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira.

Uma boa novidade é que a CG 125 Fan agora possui duas versões: KS (com partida a pedal) e ES (com partida elétrica), ambas dotadas de ignição CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), além de transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo.

Com peso seco de 108,9 kg para a versão KS e 110 kg para a versão ES, a CG 125 Fan ganhou ainda um novo assento em dois níveis e novas cores e grafismos para o painel de instrumentos, com velocímetro, hodômetro total, luzes indicadoras de neutro, direção e farol alto.

Com chegada às concessionárias prevista para o mês de janeiro, a nova Fan será vendida ao preço sugerido de R$ 5.140 (KS) e R$ 5.590 (ES), disponível nas cores azul, vermelho e preto.

Ficha Técnica

Motor: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 124,7 cc
Potência Máxima: 11,6 cv a 8.250 rpm
Torque Máximo: 1,06 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x Curso: 52,4 X 57,84 mm
Sistema de Alimentação: Carburador
Relação de Compressão: 9,2 : 1
Ignição: CDI
Sistema de Partida: Pedal (versão KS) / Elétrica (versão ES)
Tanque de Combustível: 15,1 litros (2,5 litros para reserva)
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico com 115 mm de curso
Suspensão Traseira: Duplo amortecido com 82 mm de curso
Freio Dianteiro: A tambor com 130 mm de diâmetro
Freio Traseiro: A tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu Dianteiro: 80/100-18M/C 47P
Pneu Traseiro: 90/90-18M/C 57P
Chassi: Diamond frame
Altura do Assento: 780 mm
Distância Mínima do Solo: 170 mm
Dimensões (C x L x A): 1.978 X 731 X 1.053 mm
Distância entre Eixos: 1.307 mm
Peso Seco: 108,9 kg (versão KS) / 110 kg (versão ES)
Cores: Azul, vermelho e preto


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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