Honda anuncia novidades na linha CB 500

CB 500X e CB 500 F com novidades chegam já em maio!

Por Trinity Ronzella

No ano de 1980, me lembro como se fosse hoje das duas primeiras CBs 400 que chegaram na cidade do interior que morava, uma prata e uma vermelha. Eram as maiores motos do mercado nacional naquela época. Ainda moleque, os olhos brilharam pelas 2 únicas motos que haviam na cidade logo no lançamento.

Coincidências da vida, minha primeira moto foi uma CB 400 II , lançada em 1982. Depois as evoluções aconteceram naturalmente em um modelo que foi unanimidade. Vieram as CB 450 E e surgiu a CBR 450 SR, isso em 86 a 89. Desde seu lançamento, eram as motos nacionais de alta cilindrada, sonho de consumo!

Hoje, 42 anos depois, fico impressionado com a evolução das motos em geral, mas, na linha CB, devido a esse histórico, me chama mais a atenção.

As CB 500F e CB 500X estão no mercado nacional desde 2014 e hoje, depois de tanto tempo, elas são as motos de entrada para o mundo das altas cilindradas, impressionante como estou velho!

Elas ocupam uma faixa no mercado (500 cc) que estão no topo da cadeia, praticamente sem concorrentes e com uma proposta muito interessante, pois está no caminho de quem quer fazer um upgrade de cilindradas com um produto de forte apelo visual e versatilidade dos dois modelos.

 

Atualizações

A motorização se manteve com o bicilíndrico  DOHC de 471 cc e arrefecimento líquido, que entrega torque em baixa e esportividade em altas rotações. Fazendo dela uma opção interessante para uso urbano e também, nas estradas. Se tiver curvas, melhor ainda! O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhora a sensação de torque sem comprometer o desempenho.

Com novas cores para os dois modelos, temos mudanças na ciclística  com novidades técnicas, visando uma experiência de pilotagem melhor do que era.

 

Foto: Divulgação -  Honda CB 500F 2023 - Novo farol está  mais forte.

 

Novo farol dianteiro com LEDs  e piscas dianteiros mais potentes na 500F deram mais agressividade ao modelo. Novas pedaleiras de alumínio, assento baixo e guidão cônico, deram mais esportividade. Já na 500X, mais aventureira, tem aletas laterais do tanque protegendo o novo  e mais leve radiador (nas duas versões) e dão um visual  harmonioso ao conjunto. O farol e os piscas estão com LEDs mais fortes também.

Foto: Divulgação -  Honda CB 500F 2023

 

A suspensão dianteira invertida Showa do tipo  SFF-BP (Separated Function Fork Big Piston), USD ( Upside Down) de 41 mm de diâmetro, separa as funções das bengalas. Uma fica com o amortecimento hidráulico (Big Piston) enquanto a outra fica com o mecanismo de mola, melhorando a pilotagem devido a leitura de imperfeições de nossas ruas remendadas. Detalhe: São as mesmas usadas nas CB 650R e CBR 650R, o que exigiu um novo par de mesas exclusivas para cada modelo!

 Foto: Divulgação - Honda CB 500X 2023

 

Já a balança da suspensão traseira foi redesenhada. Com novo ajuste  do conjunto mola-amortecedor traseiro, mais resistente à torção e com maior flexibilidade lateral. Outra melhoria foi a distribuição de peso entre a roda traseira e dianteira, ficando  mais equilibrada. Continua com 5 níveis de regulagens na carga da mola mas, foi ajustada para se adequar a nova suspensão dianteira e a, agora mais leve, balança traseira.

As novas rodas estão mais leves na CB 500 , tem 5 raios em forma de Y, calçam pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Já na CB 500X, apenas a roda dianteira ficou mais leve  devido a raios mais estreitos para receber os novos discos de freio de 310 mm e os pneus continuam com as mesmas medidas 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.

 

Foto: Divulgação - Honda CB 500X 2023

 

Com a função de segurar o ímpeto dos usuários, vem um par de freios a disco tipo Wave de 296 mm, no lugar do disco simples de 310 mm. Novos calipers  Nissin (de quatro pistões e fixação radial na CB 500 F e, dois pistões de fixação axial na CB 500X)  deixam a moto mais segura  e melhoram a maneabilidade. Sendo menos agudo na 500X devido ao uso mais versátil no on e também, no off road.

 

Foto: Divulgação -  Honda CB 500F 2023 - Discos duplos de 296 mm

 

Evoluções na ciclística trouxeram melhor distribuição de peso entre a roda traseira e dianteira, ficando na CB 500F com 49,7% na dianteira e 50,3% para traseira (antes 46,8/53,2%), dando mais aderência na dianteira. Já na CB 500X, o percentual entre frente e traseira é de

48,7/51,3% (antes 48/52%).

Agora é esperar o lançamento  para sentir todas essas melhorias !

 

Preço

A Honda CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022.

O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00 e, para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00, ambos base Brasília/DF.

 

Foto: Divulgação - Ficha Técnica CB 500F e CB 500X.

 

Cores disponíveis:

Honda CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco.

Honda CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br