Andamos na nova Harley-Davidson Pan America 1250 Especial!
E aí? Será que ela é uma Big Trail mesmo?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Fazia muito tempo que minha curiosidade não ficava tão ativa em relação a uma moto nova como dessa vez! Confesso que contava os dias para essa data chegar e poder acelerar a nova Harley-Davidson Pan America com vontade mesmo!
A idéia desse texto é falar a real mesmo, mais voltado pela experiência em pilotar essa moto mas, obviamente as informações técnicas estarão aí para tirar dúvidas de quem quiser saber os detalhes. Devido a isso, o texto é longo mas, a ocasião exige. Os detalhes, que são muitos sobre muitas coisas, estarão no texto após meu relato, ok? Não desista!
Só para explicar um pouco da minha vida e a minha relação com a Harley. Sempre fui adepto do off road, corri alguns anos provas de Enduro e motocross, sempre fiz trilhas de moto, enfim, DNA off road total. Durante 14 anos trabalhando para uma revista especializada, uma vez me pediram para testar uma HD 883. Nem preciso dizer o que achei, até porque não deixaram escrever na época mas, ironias do destino, logo em seguida fui convidado para ser o instrutor de uma marca concorrente direto da Harley-Davidson. Durante o curto período de dois anos, exerci essa função e, consequentemente, fiquei mais longe ainda das HDs.
Agora, estando apenas no meu habitat off road com cursos, treinos, passeios e viagens, além de editor do Moto.com.br, fui convidado para participar desse dia histórico para a Harley-Davidson do Brasil.
Demorei a entender o tamanho da importância desse dia. Seríamos os primeiros a experimentar a nova moto no Brasil, mas não é apenas uma nova moto, é uma “nova tudo”. Moto, estilo, conceito, ciclística, enfim, a HD entrou em um mundo novo, nunca antes “acelerado" por ela.
Pois bem, peguei minha mochila e joguei tudo lá dentro: preconceito, "achismo", experiência ruim e, deixei apenas a lembrança de um dia passeando com uma Electra Glide na Califórnia com a esposa na garupa, aproximadamente 20 anos atrás, bem antes de trabalhar com moto, e fui para o tão esperado dia do teste!
Chegando no autódromo lá estava a Pan America e confesso, não foi a coisa mais bonita que vi na vida, e, por um tempinho não será, exatamente como aconteceu quando vi pela primeira vez algumas motos. Mas, depois de um tempo, isso pode mudar, amenizar ou continuar, o tempo dirá. O que sei é que o visual te passa uma impressão mas, depois que pilota, se gostar, a aparência não muda, mas sua aceitação sim. Igual cachorro…desculpe se você tem um Bull Terrier, nada pessoal.
O teste seria o seguinte: Dar algumas voltas no Autódromo Capuava para, depois, entrarmos por um trecho de terra, estradão batido mesmo, sem maiores dificuldades.
Existem dois modelos: A Pan America™ e a Pan America™ 1250 Special. Para o Brasil só virá a Pan America™ 1250 Special que é alimentada pelo novo motor Revolution® Max 1250, de 150 cv, um V-Twin de 1.250 cc refrigerado a água, que entrega força o tempo todo e rápido. Ponto importante é o motor ser o ponto central do esqueleto da moto, tendo seu chassi fixado nele por partes, contribuindo assim para reduzir o peso e chegar aos 258 kg com todos fluídos. Muito bom!
Ela conta com cinco modos de pilotagem pré-programados: Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Só usei o Road e Off Road, foi o suficiente e muito satisfatório, e o que deu também, mas, ainda conta com mais dois que podem ser personalizados.
Ao ligar o motor, senti um barulho característico das custons que me chamou a atenção mas, logo em seguida, senti que a vibração característica que consta na minha memória, não apareceu. Uau! Engatei a primeira e não recebi a “pancada" também tradicional! Uau de novo! A partir daí percebi que a conversa era séria, eles entraram no jogo!
Sem restrições por parte da organização de como andar, tivemos liberdade suficiente para acelerar forte, fazer curvas mais exigentes, “juntar" nos freios Brembo com vontade, enfim, exatamente como deveria ser.
Só com essas voltas dentro do autódromo, lamento informar às pessoas que praticam "bullying motociclístico” com os amiguinhos proprietários de HD, mas terão que mudar de atitude pois, a Harley-Davidson já não irá escutar algumas frases como:
“Harley não faz curva” - Faz sim, e muito bem, não deve nada a nenhuma big trail do mercado, até raspa pedaleira!
“HD acelera mas não pára”- Pára! E muito bem! “Juntei” nos freios sem dó! Eles seguraram na terra e no asfalto!
“Onde pára faz poça”- O chão começou e terminou limpinho, e olha que aceleramos forte, com vontade!
Portanto, a partir de agora, podem mudar as brincadeiras, essas ficaram fora de moda.
O parabrisa ajustável em 4 posições protege bem e, os 21 litros no tanque de combustível em alumínio, cumprem o propósito de aventureira, mas sem chances de medir consumo nesse teste, pois usamos o tempo todo em ritmo forte, não seria justo.
A altura do assento varia de 830 a 855 mm e será explicado mais abaixo.
Vamos lá, obviamente que existem pessoas que interpretam off road como sendo trilhas cabulosas no meio do mato, o que não está errado mas, quando falamos de uma Big Trail, na imensa maioria dos usuários, estamos nos referindo a uma estrada de terra batida, com cascalho, areia, barro, enfim, sem radicalizar, apenas como uma via para te levar ao destino tranquilamente, não como uma prática esportiva feita com motos off road especificamente. O que fizemos e na maioria das vezes fazemos com uma Big Trail, foi rodarmos por uma estrada de terra com alguns trechos irregulares, com umas lombadinhas (graças a Deus), cascalho, grama e poeira, muita poeira!
Fui surpreendido pela segunda vez, confesso! Não esperava que uma marca sem a “expertise" de off road, fosse me proporcionar a mesma diversão que as Bigs tradicionais, preconceito meu que escapou da mochila obviamente. Ela entrega!
Que fique entre nós mas, todas as lombadas que existiam na estrada de terra viraram rampas, exigindo trabalho das suspensões Showa Semi-Ativa para garantir a segurança e diversão, o que se espera para uma Big, ela aguentou bem as pancadas.
Outro ponto legal foi a pista cascalhada, muito bom acelerar mais forte e sentir a roda traseira saindo para lateral e voltando com segurança, firme. A posição em pé, que até então não existia no mundo HD, é ótima, tem boa altura, boa postura e fácil de conduzir. Ponto positivo para o pedal de freio que tem regulagem para duas alturas, o que ajuda na posição em pé, principalmente com as botas de off road que são menos flexíveis. Por outro lado, achei que a pedaleira poderia ser mais um diferencial, com uma base mais larga, mas não foi o caso. Ela é “normal”, estreita, que para um uso mais “on" tudo bem, mas no off, em pé, pode ser cansativa e desconfortável depois de um certo tempo.
Ela vem com defletores de vento para as mãos, o que dá mais conforto, cavalete central que fica mais “escondido", evitando algumas pancadas desnecessárias em obstáculos ou pedras. A altura do solo de 175 mm foi suficiente e também, antes que eu esqueça, um amortecedor de direção, que ajuda principalmente no off road! Protetores do radiador tubulares de aço, e de alumínio para o motor, previne contra impactos. A tração é por corrente.
Outra coisa que não estou acostumado é a posição do descanso lateral. Normalmente ele é mais "para trás", na Pan America ele tem uma característica mais custom, está mais à frente da pedaleira, questão de costume para achá-lo. E uma vez armado, ele é do tipo “esqui”, ele “escorrega” com o peso da moto para ela ficar bem posicionada/inclinada.
Uma sacada inteligente foi posicionar as setas dianteiras, que parecem dois faróis auxiliares, protegidas pelos protetores do radiador de aço, dificultando que se quebrem no caso da moto deitar.
Não me sinto a vontade de falar de tudo que vi, explico:
Mais abaixo colocarei tudo que ela tem, mas, confesso que é muita informação e botões para se familiarizar em tão pouco tempo, portanto, o que me sinto à vontade em dizer é que, o painel TFT de 6,8 polegadas anti-reflexo é bem completo, traz todas informações necessárias além de toda conectividade, o que não poderia ser diferente entrando em uma categoria de motos que esbanja informações. Também é touchscreen que, com a moto em movimento, perde essa função, sendo possível o manuseio apenas pelos controles dos punhos. Segurança!
O display "conversa" com o dispositivo móvel do piloto equipado com Bluetooth, incluindo música e chamadas telefônicas. A navegação é fornecida pelo aplicativo gratuito Harley-Davidson® para iOS ou Android.
Não faço ideia de como mudar ou configurar tudo que ela oferece, pois tem tudo o que deveria ter e mais um pouco, mas, um ponto chamou a atenção de todos da imprensa que lá estavam, a Harley-Davidson foi perspicaz e cirúrgica. A Pan America™ 1250 Special tem como item opcional, mas que já equipará o primeiro lote de lançamento, o ARH (Adaptive Ride Height). Vou deixar mais explicado no final deste texto, por aqui eu resumo ele da seguinte forma:
É a salvação para quem se sente inseguro em relação a altura das Big Trails! O "colocar o pé no chão" é muito importante para a confiança do piloto em diversas situações. A diferença entre colocar a pontinha do pé ou o pé inteiro no chão, pode ser uma moto tombada e às vezes também, algo quebrado. Portanto, a Pan America faz isso para você, ela abaixa a altura do assento de 2 a 5 centímetros, sem comprometer o curso da suspensão, isso mesmo! Mais abaixo vai ter a explicação completa. Além disso, ainda tem duas regulagens no banco também, que varia mais 2,5 cm, enfim…é muito interessante.
Os faróis horizontais e as luzes adaptativas não posso avaliar, pois fizemos o teste durante o dia. Vimos que funciona e com certeza serão eficientes, apesar do visual diferente. As especificações estão mais abaixo.
O aquecedor de manoplas tem 3 níveis que, obviamente não usei, mas está lá, juntamente com a chave presencial, que particularmente não gosto mas, é a tecnologia.
Bom, a princípio é isso, estou contente em termos mais uma opção de moto de qualidade nessa categoria tão disputada, só temos a ganhar com isso.
Por enquanto, as motos estarão expostas apenas nas concessionárias, ainda não estarão liberadas para Test Ride, existe uma programação para isso que é a seguinte:
04 a 15 de Maio: São Paulo, Brasília, Salvador, Campo Grande, Uberlândia e Goiânia.
21 a 29 de Maio: Rio de Janeiro, Campinas, Itupeva, Sorocaba e Ribeirão Preto.
04 a 13 de Junho: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Londrina e Manaus.
As reservas podem ser feitas a partir de 02 de Maio no site da concessionária, é rápido e, em seguida, a concessionária entrará em contato para auxiliar nos próximos passos, até o complemento de sua reserva que deve ser presencialmente na loja escolhida.
As concessionárias Harley-Davidson® oferecerão uma linha completa de acessórios para a Pan America™ 1250 Special, incluindo três sistemas de bagageiros, além de novos equipamentos de pilotagem para homens e mulheres desenvolvidos em colaboração com a renomada marca de vestuário para motociclistas, REV'IT!.
A Pan America™ chegará às concessionárias Harley-Davidson do Brasil no segundo semestre de 2022, sendo comercializada no país apenas em sua versão mais completa – a Pan America™ 1250 Special.
Com um projeto desenvolvido para definir a nova geração de motocicletas adventure touring, impulsionada pelo completamente novo e moderno motor Revolution® Max, e carregada de ítens de segurança e tecnologia de série, a Pan America™ 1250 Special com o inovador opcional ARH tem preço regular de R$ 143.800, na cor Vivid Black.
Exclusivamente para o lançamento e como uma forma de estimular os clientes a experimentar a tecnologia inovadora do sistema Adaptive Ride Height – ARH, venderemos as unidades do estoque de lançamento da Pan America™ 1250 Special com o opcional ARH pelo preço especial de R$ 143.800 por R$ 139.995, na cor Vivid Black.
As motos que andamos são com rodas raiadas, a versão Special que teremos no Brasil é a mais completa, voltada mais para o touring, virá com rodas de liga.
Qualquer dúvida a respeito do teste, é só deixar a pergunta que tentaremos esclarecer. Abaixo algumas especificações mais técnicas.
A Pan America™ 1250 Special é uma motocicleta premium de turismo de aventura carregada com as seguintes características:
O foco no desempenho e na minimização do peso impulsionou tanto a arquitetura do veículo quanto do motor, as escolhas do material e a otimização agressiva do design de componentes, tudo com o objetivo de alcançar uma relação peso-potência desejável. O powertrain é um membro do chassi, eliminando o chassi tradicional. Três elementos distintos – o chassi frontal, o chassi central e a seção da rabeta – são parafusados diretamente no powertrain. Este design reduz o peso da motocicleta e resulta em um chassi rígido que contribui para uma dirigibilidade mais precisa. A balança traseira de alumínio fundido minimiza o peso não suspenso. O chassi foi projetado com uma distância entre-eixos de 1585 mm, ideal para viagens (especialmente com um passageiro e bagagem carregada) e manuseio ágil necessário para pilotagem off-road.
As rodas de alumínio fundido (dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas) foram projetadas para serem fortes, mas leves, destinadas a serem usadas em estradas pavimentadas e superfícies não pavimentadas, como estradas de cascalho e estradas de terra. Harley-Davidson e Michelin projetaram de forma colaborativa um pneu Scorcher Adventure para a Pan America™ para atender às demandas associadas ao adventure touring. Os pneus Michelin Anakee Wild com um padrão agressivo de banda de rodagem específica para trilhas serão oferecidos através da Harley-Davidson® Genuine Motor Parts & Accessories para pilotos que buscam tração off-road máxima e um perfil de estilo ousado.
A Harley-Davidson e a Brembo colaboraram em um novo sistema de frenagem para a Pan America™, que foi projetado para fornecer ao piloto uma excelente sensação de frenagem e desempenho. Uma nova pinça monobloco radial de quatro pistões (30 mm) aproveita ao máximo as características do material para aumentar a rigidez e, ao mesmo tempo, reduzir o peso geral. O freio dianteiro conta com disco duplo de 320 mm de diâmetro; o freio traseiro possui um único disco de 280 mm de diâmetro. Um novo e levíssimo cilindro de freio dianteiro oferece uma resposta de alavanca ajustável.
A Pan America™ 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semi ativa ajustável eletronicamente. Utilizando dados fornecidos por sensores na motocicleta, este sistema de suspensão controla automaticamente o amortecimento para se adequar às condições de pilotagem. Estes componentes de suspensão são fornecidos pela Showa, enquanto o software de controle foi desenvolvido pela Harley-Davidson. O sistema de controle de carregamento do veículo detecta o peso do piloto, do passageiro e da bagagem para selecionar o modo de suspensão ideal, ajustando automaticamente a pré-carga traseira.
O curso das suspensões dianteira e traseira é de 190 mm. A suspensão dianteira é uma SHOWA® invertida 1 por 1 de 47mm.
A Harley-Davidson é a primeira a oferecer essa tecnologia na indústria de motocicletas, e o sistema de ajuste adaptativo da altura da suspensão Adaptive Ride Height (ARH) está disponível como equipamento opcional apenas para o modelo Pan America™ 1250 Special. O ARH desbloqueia a confiança que você pode sentir em diferentes cenários, permitindo uma altura mais baixa do assento quando a motocicleta está em repouso, sem comprometer a altura em relação ao solo quando em movimento.
Este sistema de suspensão revolucionário alterna automaticamente a motocicleta entre uma posição baixa (quando parada) e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento. O sistema permite que o piloto monte na Pan America™ 1250 Special com facilidade, além de facilitar a colocação dos pés no chão em uma parada, baixando a altura do assento de 2,0 a 5,0 cm (dependendo da pré-carga traseira selecionada automaticamente, que determina a altura de pilotagem quando a moto está em movimento). Com o ARH, a altura do assento com a moto não carregada é de 830 mm na posição baixa e 855mm na posição alta. O ARH retém todas as características da suspensão dianteira e traseira semi ativa.
O ARH não compromete o curso da suspensão – o curso completo é sempre mantido – e não compromete o ângulo de inclinação, a altura em relação ao solo ou a qualidade da pilotagem.
Existem quatro sub-modos selecionáveis de altura adaptável:
o Modo Automático: O sistema determina a rapidez com que a suspensão reduz a suspensão com base no quão agressiva é a ação de frenagem, com o objetivo de ter a suspensão totalmente reduzida quando a moto chega a uma parada.
o Modos de atraso curto e longo atraso: Nestes modos, a função de rebaixamento é adiada até que a motocicleta pare, de modo que a altura total de pilotagem seja mantida, enquanto a motocicleta está se movendo em baixas velocidades, como numa manobra de estacionamento.
o Modo bloqueado: O sistema de altura de pilotagem adaptativo sempre manterá a altura normal de pilotagem e não baixa em uma parada. Este modo pode ser selecionado por um piloto alto que não precisa do sistema Adaptive Ride Height para colocar o pé completamente no chão em uma parada, ou para andar off-road quando a altura total de pilotagem é desejável em baixas velocidades.
A Pan America™ 1250 Special é equipada com Aprimoramentos de Segurança de Piloto para Curvas, um conjunto de tecnologias projetadas para aumentar a confiança do motociclista durante situações inesperadas ou más condições de estrada.
Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais avançado controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de powertrain. A tecnologia aprimorada para curvas utiliza uma unidade de medição inercial, a IMU, para uma intervenção ideal quando a motocicleta é inclinada em comparação com quando a motocicleta está reta.
Os elementos de Aprimoramentos da Segurança do Piloto em Curvas para a Pan America™ 1250 Special incluem: Frenagem Eletronicamente Vinculada aprimorada para Curvas (C-ELB), Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para Curvas (C-ABS), Sistema de Controle de Tração aprimorado para Curvas (C-TCS), Sistema de Controle de Deslizamento de Arrasto aprimorado para Curvas (C-DSCS) e Controle de Partida em Rampa (HHC – Hill Hold Control).
O TPMS exibe a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro no painel de instrumentos e mostra um indicador para alertar o piloto quando a pressão dos pneus está baixa e deve ser verificada. Manter a pressão adequada do ar dos pneus é importante tanto para o desempenho do veículo quanto para a vida útil dos pneus.
Os modos de pilotagem selecionáveis controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica.
Cinco modos pré-programados estão disponíveis na Pan America™ 1250 Special, além de três modos adicionais que podem ser personalizados pelo proprietário. Os modos de pilotagem pré-programados incluem Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Cada modo de pilotagem consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para curvas (C-ABS) e configurações do Sistema de Controle de Tração aprimorado para curvas (C-TCS). O piloto pode usar o botão MODE no punho direito para alterar o modo de condução ativo enquanto pilota a motocicleta ou quando parado, com algumas exceções.
A tecnologia Advanced Daymaker® Adaptive Headlamp utiliza a central IMU para determinar o ângulo de inclinação da motocicleta e projeta automaticamente luz adicional em cantos para iluminar áreas da estrada que podem não ser iluminadas por um farol LED sem essa tecnologia. Isso proporciona mais confiança ao piloto em estradas escuras.
O sistema inclui três elementos LED de cada lado, localizados logo acima do farol principal Daymaker. As lâmpadas adaptativas se iluminam em sequência, com base no ângulo de inclinação da motocicleta, a 8 graus, 15 graus e 23 graus.
Em vez de apenas ligar e desligar, os elementos adaptativos aumentam gradualmente para que a iluminação adicional seja progressiva e pareça quase perfeita para o piloto.
O sistema funciona quando o farol está no modo de farol alto ou de farol baixo.
É isso, espero que tenha valido a pena!
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