História da Motocicleta: BMW R90S - A esportiva da BMW!
Essa foi a primeira verdadeira esportiva da marca alemã e fez sucesso! A BMW Motorrad começou nas esportivas com esse modelo, e foi sucesso!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
No ano de 1969 a BMW apresentou, com motor flat-twin e transmissão por eixo cardã, a 75/5, uma nova 750. A mudança do garfo Earles, muito apreciado pelos amantes de Sidecar, por um garfo telescópio, foi o que mais chamou a atenção. Ela era comercializada em mais duas versões: 500 e 600cm³.
Essa série 5, foi a primeira a ser feita completamente na fábrica de Berlim que, em 1970, produziu 12.287 unidades. Em julho de 1973, com o final da produção da série 5, haviam deixado a fábrica de Berlim nada menos que 68.956 motocicletas.
A R90S foi a primeira verdadeira esportiva da marca. Ela encabeçou a série com dois carburadores Dell'Orto, 67cv, velocidade máxima de 200km/h, zero a 100km/h em menos de 5 segundos, freio a disco duplo na dianteira e tambor na traseira, motor boxer bicilíndrico 4T com 898cm³, controle de válvula eletrônico (Eletronic Control Valve - ECV) e comando simples de válvula no cabeçote (Single Overhead Camshaft - SOHC).
Ela vem para quebrar a normalidade! Pela primeira vez um moto produzida em série vem com carenagem de farol que abriga parte dos instrumentos. O projeto de Hans Muth é inédito.
Completando o painel de instrumento existem um relógio e um voltímetro. Além disso, o banco possui um apoio no final, dando mais esportividade ao visual da moto. Em duas versões de cores, preto e laranja degradê, ambas aplicadas à mão. Exclusividade!
As BMW R90S viveram o auge nos circuitos. No ano de 1975, Hubert Rigal vence o Tour de France e vai ao pódio do Bol d’Or. Além disso, Steve McLaughlin e Reg Pridmore, nos Estados Unidos, conquistaram os dois primeiros lugares em Daytona no Campeonato AMA Superbike. Em 1977 a R 90S deixa seu posto para a R100 RS, primeira moto comercializada com carenagem integral testada em túnel de vento.
Um fato curioso é que em 1.973, 50 motocicletas BMW R 75/5 750 cc, modelo especial, importadas da Alemanha, foram adquiridas pelo DER, (Departamento de Estradas e Rodagem) para o policiamento nas estradas paulistas.
Mesmo sendo mais cara que a concorrência japonesa, 17.500 exemplares saíram da fábrica de Munique, o que tornou a BMW R90S uma raridade de sucesso consagrado.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário