Harley-Davidson revela mais detalhes técnicos da LiveWire
Primeira moto elétrica da fabricante terá autonomia de aproximadamente 180 quilômetros em perímetro urbano
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Harley-Davidson aproveitou a Consumer Electronics Show (CES), na cidade norte-americana de Las Vegas para revelar mais detalhes da LiveWire, primeira motocicleta elétrica produzida pela fabricante.
O modelo, segundo a marca, é o primeiro de uma série de lançamentos com os quais a Harley-Davidson pretende se estabelecer como "líder na eletrificação do transporte em duas rodas". Até agora, pouco se sabia sobre os detalhes técnicos da moto.
A Harley-Davidson divulgou alguns dados técnicos e de desempenho. Agora se sabe, por exemplo, que a LiveWire acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos.
Sem a necessidade de troca de marchas, o motor elétrico chamado de 'H-D Revelation' entrega 100% do torque de forma instantânea assim que o acelerador é acionado.
Outra informação importante é sobre a autonomia: segundo a fabricante, a LiveWire tem cerca de 180 quilômetros de autonomia em trechos urbanos. Parte disso se dá graças ao modo de regeneração de energia nas frenagens. Tal sistema usa a energia gerada na frenagem para adicionar carga à bateria.
O sistema é semelhante ao KERS, introduzido pela primeira vez na Fórmula 1 em 2009. Se no sistema da competição a energia cinética das frenagens era armazenada para ser utilizada como uma espécie de 'boost' para os pilotos, o sistema da Harley-Davidson atua para aproveitar uma energia que seria desperdiçada em uma situação normal para ampliar a autonomia da LiveWire.
A LiveWire também conta com ABS atuante em curvas e controle de tração - a primeira moto da marca com tal recurso. Os dois sistemas são parte do que a fabricante chama de 'Controle Eletrônico do Chassi (ECC).
Por fim, a fabricante destaca o H-D Connect, que permitirá ao piloto monitorar o status da moto (nível de bateria e autonomia, por exemplo) através da versão mais recente do aplicativo da marca para smartphones e tablets.
O sistema também indica a localização da moto e pode até rastrear a motocicleta via GPS em caso de roubo - neste caso, dependendo de assistência externa e somente em alguns mercados - além de informar através de notificações quando o proprietário deve levar a moto para a revisão. Além dos detalhes sobre a LiveWire, a Harley-Davidson ainda apresentou dois conceitos elétricos leves.
"Estamos em um momento histórico da evolução dos transportes e a Harley-Davidson está na vanguarda", disse o CEO da Harley-Davidson, Matt Levatich. “A inovação que move o corpo e a alma sempre esteve no centro da nossa marca, e este próximo capítulo da nossa história é sobre a criação de produtos e oportunidades para pilotos e futuros pilotos de todas as idades e estilos de vida”, acrescentou.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário