Harley-Davidson folhada a ouro

'Old School' com toques high-tech. Assim é a Night Train personalizada pela Cabeça de Ferro.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Hoje, a customização de motocicletas é febre em todo o mundo. Bons exemplos não faltam: a família Teutul, da Orange County Choppers (OCC); Russell Mitchell, da Exile Cycles — que estão no Brasil participando do São Paulo Moto Festival —; Marcus Walz, da Walz-Hardcore Cycles, e Sam Nehme, da BMS Choppers.

O Brasil também têm suas estrelas, entre elas, Ricardo Capistrano, da Cabeça de Ferro, customizadora curitibana que há 16 anos transforma motos em obras-de-arte.

Depois de quatro meses na oficina, a pacata Harley-Davidson Night Train 1998 se transformou em uma chopper de muita personalidade, no melhor estilo “old school”.

Porém, todo sonho tem seu preço. Nessa metamorfose ambulante sobre duas rodas, um empresário de Maringá (PR) investiu R$ 30 mil (peças e mão-de-obra) para deixar a moto com a sua cara.

Para quem é leigo no assunto, o estilo “old school” retrata com simplicidade de formas as motos das décadas de 1960. Ou seja, modelos sem tantos adereços, apenas modificações no chassi e no design. Nessa “antiga escola”, as motos são mais altas que compridas.

Para dar um acabamento diferenciado, a moto ganhou como elementos de decoração folhas de ouro, que foram aplicadas no tanque e nos pára-lamas. Este material é muito delicado e merece total dedicação.

“O trabalho foi feito como na década de 50: folha de ouro, pincel e cola. Não utilizamos aerógrafo ou outra tecnologia mais moderna. Para dar o acabamento final usamos verniz”, conta Ricardinho, que administra, ao lado da esposa Betânia, um mix de atelier e oficina.

Passo-a-passo

Depois do projeto aprovado, a HD foi totalmente desmontada. O quadro foi alongado e os tubos da suspensão dianteira foram trocados pelos fabricados pela Over Stock. Já a balança traseira foi alargada para receber um pneu Metzeler de 280 mm.

O trabalho de funilaria continuou nos pára-lamas e tanque, que ganhou um desenho pouco habitual em forma de prisma. A moto recebeu novos guidão e escapamentos, com uma manta de amianto — assim, o cano de descarga não propaga tanto calor. Escape, tanque de gasolina e pára-lama foram feitos pela própria Cabeça de Ferro.

Para completar o projeto, essa HD recebeu outros diferenciais: rodas de alumínio da Performance Machine, modelo "Gatlin", e o guidão foi montado por baixo da mesa da suspensão.

Para finalizar, a moto ganhou pintura roxa e algumas peças importadas: um kit de relocação de embreagem, farol, manoplas, pedaleiras e piscas da marca Billet; manetes feitos pela V-Twin e velocímetro MMB.

O motor dessa “old school” é um dois cilindros e “V” da família Evolution, de 1340cc, que não recebeu nenhuma alteração mecânica, exceto a adoção de um carburador S&S Super E.

“O resultado é uma moto que retrata uma época mágica do motociclismo, porém com toques de sofisticação, como as rodas de alumínio e com pneus de perfil baixo, responsáveis por certo ar provocativo e desafiador na motocicleta”, conta Ricardinho, que chegou recentemente dos Estados Unidos, onde fez um curso de injeção eletrônica na S&S, empresa que fabrica motores em “V” de alta performance.

Serviço:
Cabeça de Ferro – (41) 3016-8704.


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br