Harley-Davidson entra na era das motocicletas elétricas

Primeira moto elétrica da marca americana será apresentada para clientes nos EUA e em simuladores

Por Aladim Lopes Gonçalves

A lendária fabricante americana Harley-Davidson revela finalmente maiores detalhes do Projeto LiveWire, a primeira motocicleta elétrica da marca. De acordo com a estratégia de desenvolvimento do produto que a empresa está trabalhando junto a um grupo de clientes selecionados nos Estados Unidos que poderão pilotar a moto e dar suas impressões pessoais sobre o modelo, com o objetivo de ajudar a moldar o futuro da primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson.

Sem planos de comercialização até o momento, o Projeto LiveWire foi desenvolvido especificamente com o propósito de coletar sugestões sobre como deve ser uma motocicleta elétrica da Harley-Davidson sob a perspectiva dos motociclistas.

Ao menos por enquanto, a Harley-Davidson resolveu não abrir maiores detalhes técnicos da nova moto elétrica oficialmente. No entanto, alguns representantes da mídia internacional, que tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto LiveWire, dizem que a primeira moto elétrica da Harley-Davidson traz um motor de 55 kW, podendo gerar um potência de até 74 cavalos e torque de 7,2 kgfm. Quanto a velocidade máxima, estima-se que a moto possa atingir 148 km/h.

Os fãs da marca que não tiveram a oportunidade pilotar a moto, poderão conhecer o Projeto LiveWire por meio do Jumpstart, uma ferramenta de demonstração que proporciona ao piloto experimentar as motocicletas Harley-Davidson, com ou sem experiência anterior de pilotagem, pois a motocicleta é fixada firmemente no Jumpstart e as rodas giram sobre a esteira do equipamento.

Uma turnê pelos Estados Unidos visitará mais de 30 concessionárias Harley-Davidson neste ano, começando com uma viagem pela Rota 66. Em 2015, o Projeto LiveWire Experience continuará por terras norte-americanas, se expandindo também para o Canadá e Europa.

Os planos de longo prazo de venda do Projeto LiveWire serão influenciados pelas impressões que os motociclistas darão com a turnê Projeto LiveWire Experience. “Tudo o que fazemos é baseado em oferecer uma experiência única de pilotagem. Além disso, somos guiados por aquilo que nossos clientes nos dizem que é o mais importante para eles,” afirma Mark-Hans Richer, vice-presidente sênior de Marketing da Harley-Davidson Motor Company.

“Estamos motivados para aprender mais com os motociclistas por meio do Projeto LiveWire Experience, pois sabemos que a tecnologia de véiculos elétricos vem evoluindo rapidamente e queremos entender completamente a definição de sucesso neste nicho de mercado.” Para saber mais informações sobre o Projeto LiveWire é só visitar o site projectlivewire.com.

- Confira o vídeo de apresentação da moto elétrica Harley-Davidson (Projeto LiveWire)


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br