Harley-Davidson apresenta nova linha Sportster

Centenária fabricante americana revela novidades e melhorias para os modelos Iron 883 e Forty-Eight reforçando o apelo jovem

Por Aladim Lopes Gonçalves

A Harley-Davidson anuncia para o mercado brasileiro que todas as motocicletas da família Sportster 2016 passam a contar com nova suspensão dianteira, totalmente redesenhada, que possui um conjunto de válvulas e pistões especialmente calibrados com molas progressivas, permitindo um controle mais uniforme da compressão e expansão da suspensão.

Os amortecedores traseiros também são novos. Agora pressurizados com nitrogênio, trazendo uma válvula interna com pistão de 36 mm. Outra novidade é a possibilidade de ajuste da pré-carga. Todas as motos Sportster da linha 2016 trazem uma ferramenta específica para realizar o ajuste, que fica localizada embaixo do banco.

O banco de todos os modelos da família também foi redesenhado para proporcionar mais ergonômia e com mais densidade de espuma. Com exceção do modelo Iron 883, todos as motos da família Sportster são equipadas com o motor Evolution de 1.200 cm³. Todas as motocicletas da linha Sportster 2016 estarão disponíveis para compra a partir de janeiro do próximo ano em todas as 19 concessionárias da Harley-Davidson no Brasil.

Nova Iron 883
Inspiradas nas bobbers de garagem do passado e do presente, a nova Iron 883 carrega um estilo minimalista, sem supérfluos. O novo grafismo do tanque possui uma águia que simboliza a honra americana. O design é ainda mais agressivo com novas peças em preto, como o reestilizado filtro de ar, escapamento e protetores de correia. Esses itens, agora, apresentam acabamento no estilo bullet hole, que remetem à herança militar da marca.

Além disso, para proporcionar ainda mais performance, foram introduzidas novas rodas de alumínio, que reduziram o peso da moto em cerca de 3,5 kg, melhorando sua agilidade e ciclística, especialmente no circuito urbano. Essa moto é equipada com o motor Evolution de 883 cm³ acoplado a um câmbio de cinco marchas. As novas cores e grafismos para 2016 são: Charcoal Denim, Black Denim, e Olive Gold, com uma águia pintada no tanque, e Hard Candy Custom Gold Flake, com detalhes em chamas nos para-lamas. Os preços sugeridos para o modelo variam entre R$ 42.900 e R$ 44.050.

Nova Forty-Eight
A nova Forty-Eight pode ser comparada a um cão de guarda, que intimida e protege seu território. O modelo possui um corpulento pneu dianteiro de 130 mm que é ressaltado pelo pequeno para-lama que o envolve, e sustentado por garfos robustos, forjados em alumínio de 49 mm, 10 mm a mais que a versão anterior. Aliado a isso, a perfeita combinação de cores, entre preto brilhante e cromados, e o tradicional tanque de combustível “Peanut”, estampado pelo logo da marca em alto-relevo, criam uma identidade única para este modelo.

O novo grafismo do tanque, aliás, possui listras horizontais que revivem o estilo dos anos 1970. Essas linhas são repetidas em toda a motocicleta, como na ponteira do escapamento, banco e protetor de correia, por exemplo. As novas rodas em alumínio, mais leves que as anteriores, possuem nove raios e um acabamento preto sólido com destaques usinados. A nova Forty-Eight 2016 poderá ser encontrada nas cores Vivid Black, Velocity Red Sunglo, Olive Gold e Hard Candy Custom Gold Flake. Os preços sugeridos para o modelo variam entre R$ 50.700 e R$ 51.850.

Dark Custom
Lançado nos Estados Unidos há alguns anos, tem como objetivo aproximar a marca ainda mais do público jovem, ansioso por criar os seus próprios valores e viver intensamente. A campanha Dark Custom foi alavancada no Brasil a partir de junho de 2015 com ações como um trabalho de grafite, que rendeu um vídeo utilizado nas redes sociais da marca, o desdobramento para a ação “Você faz as regras”, em que os usuários enviaram frases criativas que, de forma fictícia, simbolizam suas próprias regras de vida, além de anúncios com o tema “Minha Constituição”.
 
Câmbio afeta preços
A Harley-Davidson também anunciou um aumento médio de 25% nos preços das suas motocicletas no mercado brasileiro, em função dos impactos causados pelo ajuste na taxa de câmbio. Apesar das motocicletas serem montadas em sua fábrica, em Manaus (AM), a marca americana explica que as peças que compõem os kits das motocicletas são importados, em sua grande maioria, e acabam sofrendo os efeitos da mudança cambial. Com esse realinhamento, a moto mais barata, a Iron 883 tem preço sugerido de R$ 42.900, enquanto a mais cara pasa a ser a CVO Limited, com preço sugerido de R$ 151.200.
 
 
Fotos: Harley-Davidson/Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br