Gerente da Honda fala sobre recall da Biz

Segundo Ricardo Enzo Susini, montadora está preparada para atender todos os clientes.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Na última terça-feira, a Moto Honda da Amazônia convocou mais de 275 mil proprietários do modelo Biz 125 para inspeção e, se necessário, substituição gratuita do chassi da motocicleta.

Segundo a montadora, algumas unidades da street de baixa cilindrada podem apresentar solda inadequada no tubo principal do chassi que, sob condições extremas de uso, poderão sofrer trincas que ocasionarão seu rompimento, com risco de acidentes.

Hoje, a Moto Honda acelera seus passos para realizar pronto-atendimento aos proprietários da Biz 125, que começa a partir do próximo dia 18. Para falar sobre o recall, a “Agência Infomoto” entrevistou Ricardo Enzo Susini, gerente de Serviços Técnicos da Moto Honda da Amazônia.

Acompanhe, na íntegra, as respostas do representante da montadora.

Infomoto: A Biz 125 é o terceiro modelo mais vendido pela Honda no país. Qual é o período de abrangência/fabricação das motos que estão dentro do recall?

Ricardo Enzo Susini: Todos os modelos Biz 125 produzidos entre agosto de 2005 e fevereiro de 2007.

I: Como será feito o atendimento aos proprietários da Biz 125? Haverá algum custo ao consumidor?

RS: A primeira providência é o agendamento prévio na concessionária Honda preferencial do cliente. Os telefones e endereços podem ser obtidos por meio de uma linha direta especialmente criada: 0800 725 00 93. É uma iniciativa fundamental para que o consumidor possa ser prontamente atendido. Após a inspeção, caso haja necessidade, o chassi da motocicleta será substituído por outro novo.  A troca será totalmente gratuita, incluindo a documentação da motocicleta.

I: As concessionárias Honda estão preparadas para este tipo de atendimento/reparo? Os mecânicos fizeram algum tipo de treinamento específico?

RS: A nossa rede conta com profissionais altamente qualificados pela fábrica. Os clientes poderão dirigir-se a qualquer uma de nossas concessionárias, onde teremos condições de atendê-los com o padrão de qualidade Honda. Toda a orientação necessária já foi transmitida e os mecânicos devidamente treinados. 

I: Caso haja a necessidade da troca do chassi, quem e como será feita a remarcação? Quanto tempo demora toda a operação?
 
RS: O chassi será fornecido pela Honda com a numeração original e, portanto, não há necessidade de nova documentação. O tempo total de espera pode levar alguns dias, se considerarmos o prazo para a entrega do chassi já numerado e os procedimentos legais junto aos órgãos de trânsito. Toda essa operação será custeada pela Moto Honda.

I: Além de abastecer o mercado interno, a Biz 125 é exportada para outros países. Como será feito o recall no exterior?

RS: Todos os importadores já foram devidamente informados e tomarão as mesmas providências.

I: Os clientes proprietários de Biz 125 devem ter algum cuidado especial antes da inspeção?

RS: A probabilidade de ocorrência de problema é baixíssima e dependerá do modo como a motocicleta é utilizada. Sugerimos aos que utilizam a moto em condições severas (transporte de peso elevado e/ou trafeguem em condições críticas de piso) que levem o modelo a uma concessionária autorizada para a inspeção, algo que acontecerá em aproximadamente 30 minutos. A partir de então, caso não seja identificada nenhuma anormalidade, a motocicleta poderá ser utilizada tranqüilamente.

I: Há a possibilidade de outros modelos apresentarem o mesmo problema no chassi?

RS: Não.  A Honda Biz 125, por suas características, é o único modelo que apresenta esta configuração estrutural. De qualquer forma, um intenso trabalho de verificação foi realizado na fábrica, e os resultados demonstraram que não há risco de ocorrência em outros modelos.

Mercado

Quinto veículo mais vendido no Brasil em 2007, com 202.273 unidades, a Biz 125 só perde para as Honda CG 150 e CG 125, VW Gol e Fiat Palio. Este ano já foram comercializadas 22.796 unidades da moto de uso urbano da Honda, marca que detêm 72,35% de participação de mercado no segmento de duas rodas, segundo dados estatísticos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Prestação De Serviço

Confira se sua Biz 125 faz parte do lote que pode apresentar problemas na solda do chassi:

Ano-modelo 2006
Versão KS: chassi 9C2JA04106R000039 a 9C2JA04106R849955
Versão ES: chassi 9C2JA04206R000055 a 9C2JA04206R888744
Versão MAIS: chassi 9C2JA04306R000020 a 9C2JA04306R809884

Ano-modelo 2007

Versão KS: chassi 9C2JA04107R000001 a 9C2JA04107R034076
Versão ES: chassi 9C2JA04207R000001 a 9C2JA04207R062422
Versão MAIS: chassi 9C2JA04307R000001 a 9C2JA04307R011533

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Fonte:
Agência Infomoto

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