França testa asfalto com controle de temperatura
Tecnologia pode pode ser utilizada para derreter neve e gelo ou controlar a temperatura do asfalto em dias mais quentes
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Um problema raramente enfrentado pelos brasileiros, a neve pode ser um empecilho e tanto para os motociclistas no hemisfério norte, ainda mais em países com um inverno mais rigoroso. Com o acúmulo de neve no asfalto o risco de queda aumenta consideravelmente, quando não impede completamente o uso da motocicleta como meio de transporte.
Se depender da Eurovia, entretanto, isso pode mudar. A empresa está testando uma tecnologia inovadora de asfalto, chamada de Power Road, em um trecho de 120 metros na cidade de Égletons, no sudoeste da França.
A Power Road consiste em um sistema de tubos sob o asfalto que podem gerar calor e passar isso para a superfície, permitindo desta forma o derretimento da neve/gelo em dias de inverno rigoroso e fazendo com que as ruas e estradas sejam utilizadas normalmente.
O sistema também pode absorver o calor do asfalto em dias quentes para reduzir a temperatura do piso durante o verão ou até mesmo armazenar energia para o uso no inverno, além de fornecer energia a residências ou escritórios próximos.
A tecnologia, evidentemente, possui custo mais elevado do que o asfalto comum ao qual estamos acostumados, mas a empresa diz que a longo prazo haverá redução de custos ao evitar o uso de outras formas para derreter neve/gelo acumulada no asfalto.
Você acha que tal tecnologia poderia ser aplicada de alguma forma no Brasil? Essa resposta a gente não tem, mas veja um breve vídeo divulgado pela Eurovia após a aplicação da Power Road no trecho de 120 metros em Égletons:
Le froid sévit dans le @Departement19, mais certaines de ses #routes sont moins glissantes que d’autres 😉❄️
— Eurovia (@Eurovia_Group) January 15, 2021
🛤️#PowerRoad d’#Eurovia se montre plus efficace que jamais contre le #verglas et la #neige : l’#innovation au service de la #securitéroutière et de l’#environnement ! ⤵️ pic.twitter.com/EEHooYJ8lk
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário