Murillo Ghigonetto
A fabricante americana Buell apresentou a nova integrante da bem sucedida família Lightning de suas motocicletas. O modelo, que entre outros atrativos tem o nome digno de um verdadeiro “código secreto” — Super TTXB12STT —, recebeu novos acessórios em seu visual que devem agradar ao público também interessado em um estilo mais ligado ao fora-de-estrada.
Na dianteira, o conjunto formado por farol e carenagem frontal lembra outra obra-prima da marca, a Buell Ulysses. No entanto, as semelhanças param por aqui. Apesar da nova Lightning STT mesclar conceitos off-road, com a adoção de plate number nas laterais, cross-bar e hands safe no guidão, sua proposta está mais voltada para a condução urbana.
Para isso, destaque para a curta distância entre-eixos, com 1365 mm, ideal para a pilotagem na cidade em função de oferecer maior agilidade e controle nas curvas. O assento tem altura de 798 mm do solo e é do tipo monoplace, característica herdada dos modelos supermotard. Por sinal, é este o estilo que parece combinar mais com seu visual.
Outro ingrediente que causa boa impressão é o motor. Além de deter parte das ações da Buell, a fabricante norte-americana Harley-Davidson é a fornecedora oficial de propulsores para os modelos da marca. Dessa forma, a peça não poderia ser outra, se não um V-Twin bicilindrico.
Com 1.203 cm³ de capacidade e cilindros angulados a 45º com arrefecimento a ar e óleo, o motor está equipado com injeção eletrônica DDFI II e é capaz de produzir 103 cv de potência a 6.800 rpm, com torque de 11,4 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão também é a mesma de suas irmãs mais velhas, com cinco marchas e a final feita por correia dentada.
Levando-se em conta o peso do equipamento (181 kg a seco) e o trabalho de rigidez do quadro e centralização de massas cada vez mais aprimorados pela Buell, fica claro todo potencial de desempenho, agilidade e equilíbrio que o novo modelo pode oferecer em uma condução mais esportiva.
Assim como na parte mecânica, a ciclística da Lightning STT chega sem nada muito inovador. A linha segue praticamente as mesmas especificações técnicas dos outros modelos da montadora.
A suspensão dianteira é upside-down ajustável da Showa, com tubos de 43 mm e curso de 143 mm. Na traseira o sistema é um monochoque comum, também com curso de 143 mm. As rodas são de 17 polegadas, com disco de freio de 375 mm e pinça de seis pistões na dianteira, e pistão simples com disco de 240 mm de diâmetro na traseira.
Disponível nos EUA na cor branca ou laranja, a Buell Lightning STT deve desembarcar no Brasil até o final deste ano, segundo informações divulgadas pelo Grupo Izzo, representante oficial da marca no território nacional.
Para conferir os modelos Buell anunciados no MOTO.com.br, basta clicar aqui.
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário