Exposição da Vespa em SP celebra 50 anos da motoneta
Mostra é promovida pela Embaixada da Itália e acontece entre 11 de junho e 3 agosto no Museu da Casa Brasileira
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O projeto “Itália na Copa”, promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, traz para São Paulo a exposição "Vespa. Um mito italiano", entre 11 de junho e 3 de agosto, no Museu da Casa Brasileira. Na mostra, os fãs da motoneta e visitantes vão poder conferir de perto diferentes exemplares de Vespas, inclusive modelos históricos e protótipos, peças e projetos mecânicos do Museo Piaggio (idealizador e construtor histórico da Vespa), materiais ilustrativos, vídeos e fotografias narrando como essa máquina se consolidou na Itália e no Brasil.
A exposição também é uma boa oportunidade para o público conhecer a história da icônica Vespa, que tanto inspirou a partir dos anos 50 os brasileiros e povos de todo o mundo. Ao longo da mostra ainda serão apresentados detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas cinco décadas.
Por causa do desenho inovador para a época, a Vespa já foi exposta em inúmeros museus de design, arte moderna e ciência e tecnologia. Ela faz parte ainda do acervo permanente do Triennale Design Museum, em Milão, e do Museum of Modern Art (MOMA), em Nova York.
“Itália na Copa” traz a mostra Vespa para São Paulo, que conta com apoio do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, também em colaboração do Museo Piaggio, Fondazione Piaggio di Pontedera, Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), Agenzia nazionale del turismo (Enit), Scooteria Paulista e produção da Arteon Inteligência Cultural.
Na programação do projeto, se destacam shows de artistas renomados, como Mario Biondi e Fiorella Mannoia, o concerto do Ensemble Stradivari no histórico Teatro Amazonas, além do famoso escritor Domenico De Masi, exposições de moda e design e apresentações de gastronomia.
Empresas privadas italianas e ítalo-brasileiras apoiam a realização do projeto, que conta também com a colaboração das instituições italianas presentes no Brasil.
O Embaixador italiano no Brasil, Raffaele Trombetta, acredita que os eventos devem reforçar os laços de amizade entre os países. “O projeto foi concebido no intuito de aproximar ainda mais a Itália ao Brasil, num ano histórico em que o país, tenho certeza, mostrará ao mundo sua face melhor e mais alegre. Com Itália na Copa, a Embaixada pretende contribuir ao clima de festa que irá contagiar todo o Brasil nos próximos meses”, destaca Trombetta.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário