Entrevista: Polaris cresce no ritmo do mundo Off Road
Fabricante americana de veículos utilitários desponta nas competições no país com quadriciclos e UTVs
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
Os veículos utilitários da marca americana Polaris estão se tornando cada vez mais conhecidos e vistos no mercado brasileiro, tanto para quem faz uso recreativo e esportivo quanto para os praticantes de atividades voltadas para o trabalho, especialmente no setor agrícola. Nas competições Off Road os robustos quadriciclos (ATVs) e as gaiolas ou side by side (UTVs) cada vez ganham mais adeptos e despontam como categorias promissoras em provas tradicionais no Brasil e no mundo.
O incentivo para o desenvolvimento esportivo para esses veículos também é estimulado pela empresa com a criação do Polaris Cup e ações que visam reunir os proprietários de utilitários Polaris em encontros para a realização de passeios e aventuras por trilhas e belas paisagens. Com mais de 60 anos de atuação e líder no seu segmento, a Polaris possui 11 subsidiárias próprias para controlar suas operações em vários mercados, como é o caso do Brasil.
A fabricante americana também é conhecida no mercado das duas rodas por ser detentora das marcas de motos Indian e Victory, reconhecidas como grandes referências no mundo custom. O responsável pela operação da Polaris no Brasil, Rodrigo Lourenço, diretor geral da Polaris para a América do Sul, conta em entrevista ao MOTO.com.br um pouco da estratégia e o andamento da empresa no mercado nacional e os próximos passos audaciosos, que incluem um projeto para o lançamento da marca Indian no país.
MOTO.com.br: O Grupo Polaris iniciou sua operação oficial no Brasil recentemente, em 2012. Antes disso mantinha uma representação no país. Nesse período já foi possível fazer uma avaliação do potencial da marca para uma atuação direta no mercado nacional?
Rodrigo Lourenço: Estamos muito satisfeitos com a visibilidade que a Polaris Brasil está consolidando no mercado nacional. Assim como acontece em outros mercados que a Polaris atua, além do segmento de ATVs, o segmento de UTVs tem se mostrado com um potencial muito grande. Principalmente para o uso recreacional (passeios e trilhas) e para competições Off-Road. Continuamos em fase de expansão da nossa rede de concessionários por todo o país, o que tem fortalecido a nossa presença tanto com a distribuição de produtos, como no suporte de peças e serviços para nossos clientes.
MOTO.com.br: A Polaris brasileira está fazendo um trabalho interessante em competições no Brasil, inclusive com um campeonato próprio, a Polaris Cup (polariscup.com.br). Como está sendo esse trabalho nas competições e quais os planos esportivos em 2014 e para os próximos anos?
Rodrigo Lourenço: A Polaris Cup nasceu com o objetivo de proporcionar mais uma opção de competição para os amantes do Off Road, além de criar uma oportunidade para reunir os amigos e a família. O campeonato ganha adeptos a cada etapa, além dos pilotos mais experientes, tem crescido cada vez mais a participação do cliente “comum”. Por essa razão, oferecemos um curso preparatório para o evento e criamos também uma categoria feminina. Durante o ano de 2013 foram realizadas três etapas e para 2014 estamos planejando sete. Em breve divulgaremos o calendário das etapas para o ano que vem.
MOTO.com.br: A Polaris esteve presente no Salão Duas Rodas pela primeira vez oficialmente e trouxe boas novidades para o público como o RZR XP 1000, que chegou ao mercado como um produto inovador. Atualmente quantas revendas estão em funcionamento no país e quais os planos de expansão? Como a linha Polaris é composta de muitos veículos há possibilidade da criação de uma linha de montagem para produção no Brasil?
Rodrigo Lourenço: Atualmente, a estrutura da Polaris já conta com uma sede administrativa na cidade de São Paulo, um Centro de Distribuição de Peças e Treinamento, localizado em Indaiatuba, e mais 17 concessionárias operando no Brasil, que ficam em Brusque e Joinville (SC), Caxias do Sul e Porto Alegre (RS), Fortaleza CE), Goiânia (GO), Lagoa Santa (MG), Ponta Grossa e Curitiba, (PR), Maceió (AL), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Niterói (RJ), Nova Lima (BH), Brasília (DF), Ribeirão Preto, Itupeva e São Paulo (SP). Para 2014, devemos abrir mais 10 unidades, encerrando o ano com uma média de 25 lojas. Até o momento, não estão nos planos da Polaris a instalação de uma fábrica no Brasil ou a montagem via CKD [kits de componentes para a montagem dos veículos].
MOTO.com.br: O Grupo Polaris controla duas marcas importantes de motocicletas americanas, a Victory e a lendária Indian, mais antiga e tradicional que a famosa Harley-Davidson. Essas duas marcas de motos vivem bons momentos, até em função do crescimento da onda custom no mundo. No site internacional da Indian o Brasil já é citado como um mercado futuro. Para quando o motociclista brasileiro pode se preparar para comprar sua Indian, e a Victory deve vir no vácuo?
Rodrigo Lourenço: A Indian Motocycle é um lançamento global da Polaris e está nos planos para atuação também no mercado brasileiro. Por enquanto não temos a definição da data de lançamento das motos Indian no Brasil.
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