Especial: Motoclube Abutres

Confira a reportagem veiculada na edição deste mês da revista MOTO.com.br.

Por Adilson

Adilson Júnior

Fundado no dia 10 de setembro de 1989, o motoclube Abutres é um dos maiores e mais conhecidos do país. O grupo conta com 54 facções e mais de 1800 componentes em todo o Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Espanha, Japão e Irlanda, sendo um dos maiores em toda a América Latina.

O nome Abutres partiu dos próprios fundadores do grupo, pois traz a idéia de liberdade e de ser a ave que voa mais alto, além de preta, como as vestimentas em couro dos associados. “Além de ser uma ave soberana, o abutre está em extinção como os verdadeiros motociclistas hoje em dia”, declara Raimundo Nonato, mais conhecido como “Pateta”, presidente e fundador do motoclube.

O Abutres é um motoclube sem fins lucrativos, que reúne amantes do motociclismo com a finalidade de desfrutar do lazer, entretenimento e promover ações filantrópicas por meio de uma motocicleta, como ações beneficentes em prol da ACC (Ação de Combate ao Câncer) e da APAE (Associação dos Pais e amigos dos Excepcionais).

Nesse mês, foi feita uma campanha do agasalho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, com intuito de arrecadar o maior número possível de roupas para o inverno. O Abutres foi o único motoclube a ser chamado para, juntamente com a polícia militar e o corpo de bombeiros, realizar esse evento.

Para ingressar no motoclube, é necessário ser convidado. Com indicação pela diretoria e após três meses de avaliação, o novato passa a ser um “Parceiro”. Depois, com um ano de dedicação, viagens e comparecimento nos diversos encontros dos Abutres, pode se tornar “Próspero”. Na seqüência, com mais um ano, por indicação e sendo conhecido pela diretoria, é condecorado “Meio Escudo” e, por fim, numa reunião dos diretores, sendo reconhecido pelos atos, recebe a condecoração máxima do grupo, tornando-se um membro “Escudado”.

“Aqui nós valorizamos a pessoa, o ser humano. Nós não conversamos com as motocicletas e sim com o parceiro que segue junto com a gente pelas estradas afora”, ressalta Pateta.

No período entre agosto e setembro, é realizado o grande encontro nacional dos Abutres, no qual todos os componentes são obrigados a comparecer para a reunião anual.

Toda essa expressividade conquistada no segmento motociclístico torna o Abutres uma espécie de referência para outros motoclubes. “Depois de 20 anos de estrada, nós acabamos nos tornando uma referência entre os motoclubes, mas mesmo assim sempre tem alguns que não gostam do nosso trabalho. Não sei se é por ciúmes ou inveja, mas não nos preocupamos com isso”, diz Rogério Gonçalves, o “Gordo”, um dos diretores do grupo.

Neste mês, o Abutres realizou uma mega festa para os motociclistas na cidade de Sorocaba (SP), que contou com a presença de todos os Abutres do Estado de São Paulo.

A sede oficial do motoclube fica na rua Itinguçu, 2732, na zona leste da capital paulista.

Hino dos Abutres:
Abutre na estrada...é pura emoção
É anjo é demônio...é raça em extinção
O vento sopra forte...para qualquer direção
Abutre acelerando...é raça em extinção
Eu sou abutre...eu sou abutre...
No braço tatuagem...nas costas um brasão
No peito abutre leva...história e sedução
A moto é companheira...a estrada é uma paixão
Abutre voa livre...é força e união
Eu sou abutre...de coração...


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br