Especial: dez motos para acelerar em 2019

O mercado brasileiro de duas rodas deve receber uma série de novidades em 2019; separamos dez modelos que devem desembarcar em breve no país

Por Gabriel Carvalho

O ano que se encerrou foi melhor que o esperado para o mercado de motocicletas. A produção voltou a superar 1 milhão de unidades e as vendas cresceram 10,47% em 2018. Os bons resultados animaram a indústria de motos para 2019. As concessionárias projetam outro aumento nas vendas e as fábricas preparam diversos lançamentos para este ano.

Muitos devem chegar ao mercado já no primeiro semestre, mas outros devem ficar “guardados” a sete chaves para o Salão Duas Rodas 2019, que deve acontecer em novembro no SP Expo, na capital paulista. Confira uma lista de dez principais lançamentos que devem pintar por aqui ainda neste ano.

- Nova geração do Honda PCX
A nova geração do PCX 150, lançada no primeiro trimestre do ano passado na Europa, deve chegar ao mercado em fevereiro deste ano. Scooter mais vendido do Brasil, o PCX teve seu design atualizado, ganhou iluminação full-LED, além de um painel digital que lembra o do Honda Civic. Na parte ciclística, o PCX ganhou pneu traseiro mais largo e os dois amortecedores mudaram para evitar o fim de curso com garupa, uma das reclamações dos proprietários do antigo modelo.

A marca já confirmou que haverá três versões do novo PCX. A versão de entrada traz o visual novo, mas os freios são combinados (CBS) e estará disponível em duas opções de cores (azul e prata). Apenas a versão Sport e DLX, mais caras, terão freios ABS e Smart Key (chave de presença), como o SH 300i. A Honda ainda não definiu os preços.

- Yamaha Ténéré 300
Embora ainda não tenha sido confirmada, há rumores e indícios de que a Yamaha prepara uma aventureira compacta com o motor bicilíndrico de 321 cc que já equipe a esportiva R3 e a naked MT-03. O modelo, provavelmente global, viria substituir a aposentada Ténéré 250 monocilíndrica. E, claro, receberia o nome famoso da família de motos aventureiras.
 
O modelo faria todo o sentido no line-up da marca. Com tanque maior e desempenho melhor do que a renovada Lander 250 ABS, a nova Ténéré 300 disputaria o mercado com a Versys X-300 e a Royal Enfield Himalayan 400 no segmento de aventureiras mais acessíveis, mas ainda assim com bom desempenho para viajar.

- Kawasaki Z 400
Apresentada no Salão de Milão em novembro do ano passado, a Z 400 usa o motor de dois cilindros, 399 cc e 48 cv que equipa a sua “irmã” esportiva Ninja 400. O modelo deverá chegar o Brasil somente no segundo semestre do próximo ano e possivelmente será mostrado no Salão Duas Rodas 2019.
 
A nova naked da Kawasaki tem bom torque de 4 kgf.m e câmbio de seis marchas. Com design moderno e quadro em treliça, a Z 400 também herdou a embreagem deslizante que evita derrapagens em caso de reduções fortes ou engates errados de marchas.

- Honda CB 500X
A Honda renovou sua linha de 500cc, mas o destaque vai para o modelo crossover que, além do face-lift, ganhou roda aro 19 na dianteira, além de suspensões com curso mais longo. Características que certamente vão ampliar suas capacidades para percorrer estradas de terra e terrenos irregulares.

Outra novidade é o painel totalmente digital com tela de LCD com fundo preto e o útil indicador de marchas. O novo modelo traz embreagem, agora deslizante, no câmbio de seis marchas. Sucesso de vendas e montada em Manaus (AM), os modelos da linha 500cc e a CB 500X devem desembarcar aqui no segundo semestre do próximo ano no Salão Duas Rodas.

- Royal Enfield Twins 650cc
Completamente novas, a naked Interceptor 650 e a café-racer Continental GT 650 marcam uma nova fase para a marca indiana. Desenvolvidas em conjunto com o Centro Técnico da Royal Enfield no Reino Unido, ambas têm um motor de dois cilindros, com refrigeração mista e produzem bons 47 cv de potência máxima. Montadas sobre o mesmo quadro, são as primeiras motos globais da marca, ou seja, foram projetadas pensando em aumentar as vendas da Royal Enfield no exterior.

Com visual clássico e acabamento superior aos atuais modelos da Royal Enfield, Interceptor e Continental GT de 650cc também devem chegar ao País no Salão Duas Rodas, que acontece em novembro em São Paulo (SP).

- Yamaha MT-09
Embora tenha sido lançada no exterior em 2017, a nova geração da MT-09 ainda não chegou ao Brasil. A naked de três cilindros e 850 cc ganhou visual e suspensões novas para agradar aos pilotos que procuram uma moto mais radical. Apesar do atraso, tudo indica que a nova geração da MT-09 chegue por aqui neste ano, seguindo os passos da MT-07, lançada em outubro do ano passado.

Seu visual renovado, marcado pelo conjunto óptico duplo na dianteira e uma rabeta redesenhada, deram um ar mais moderno e agressivo a MT-09. Mas embreagem deslizante e sistema de quickshift no câmbio de seis marchas devem oferecer mais diversão para quem gosta de acelerar, embora o motor não tenha mudado e continue oferecendo bons 115 cv de potência máxima a 10.000 giros. A suspensão dianteira, agora invertida, também deve ajudar a quem gosta de pilotar esportivamente.

- Honda CB 1000R
A nova Honda CB 1000R chega às lojas ainda neste primeiro trimestre. A naked de 1.000 cc foi completamente reformulada seguindo o conceito Neo Sports Cafe, que tem linhas futuristas, porém claramente inspiradas nas cafe racers dos anos de 1950. O motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³ ficou mais potente do que a geração anterior: agora são 141 cv contra os antigos 125 cv de potência máxima.

Além de mais potente, a CB 1000R ficou mais moderna. O modelo ganhou três modos de pilotagem e controle de tração, além dos freios ABS, que já estavam presentes na geração anterior. A nova CB 1000R ainda tem sistema de iluminação full LED e painel digital. O preço ainda não foi definido, mas deve ficar em torno de R$ 50 mil.

- Ducati Panigale V4
A Panigale V4 marca uma nova era das superesportivas da fábrica italiana, que deixou para trás os motores de dois cilindros e aposta em um propulsor de quatro cilindros em “V” derivado da MotoGP com 1.103 cm³ de capacidade. Capaz de produzir 214 cv de potência máxima, o V4 confere a melhor relação peso/potência á nova geração da Panigale.

Com o característico – e belo – design italiano, a Ducati Panigale V4 traz o que há de mais moderno em tecnologia embarcada para ajudar a domar toda essa “força”. À época do lançamento do modelo no início de 2018, a subsidiária brasileira afirmou que a Panigale V4 deveria chegar ao nosso mercado no primeiro semestre deste ano.

- Triumph Scrambler 1200
A nova Scrambler da marca inglesa tem a proposta de ser uma moto com visual clássico mas com verdadeira vocação para aventuras. Para isso, conta com o motor bicilíndrico de 1.200 cc, 90 cv e muito torque que já equipa as outras clássicas modernas da Triumph.

A nova Scrambler 1200 tem duas versões – XE e XC – que se diferenciam pelo curso das suspensões (mais de 200 mm em ambas), ângulo de cáster e balança traseira. Uma das duas deve ser vendida no Brasil ainda neste ano. Equipada com modernos controles eletrônicos e muita tecnologia, a nova Triumph Scrambler 1200 não deverá ser uma moto “barata”. Rumores apontam que o preço deve girar em torno de R$ 55 e 60 mil.

- BMW R 1250 GS
Bigtrail mais vendida em todo o mundo e modelo de maior sucesso da marca alemã, a nova GS ganhou um motor boxer de maior capacidade (1252 cm³), como denuncia seu nome. Além de mais potente (136 cv), o bicilíndrico ganhou comando de válvulas variável para oferecer mais torque em baixos giros e um menor consumo de combustível.

Já confirmada para o Brasil, a nova R 1250 GS ainda ganhou faróis de LED de série e painel TFT com conectividade Bluetooth. A versão “básica” da R 1250 GS sai de fábrica no exterior com dois modos de pilotagem, controle de tração básico, além do assistente de partida em subidas, que a marca chama de “Hill Start Control”. Outras tecnologias, como a suspensão eletronicamente ajustável, Dynamic ESA, também foram atualizadas. A suspensão traz ajuste automático na pré-carga da mola e é vendido como opcional no exterior. Vale ressaltar que a BMW costuma trazer as versões mais completas para o mercado brasileiro, o que certamente acarretará em um acréscimo no preço.


Fonte:
Agência Infomoto

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