Especial: cresce o número de mulheres que pilotam moto no Brasil
Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso são os estados com o maior porcentual de pessoas do gênero feminino com habilitação na categoria A
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A presença feminina no mundo das motocicletas está crescendo a cada dia no Brasil. Em apenas dez anos, o número de mulheres habilitadas na categoria A (que permite pilotar motos) subiu em 69,5%, passando de 5,5 milhões em 2014 para impressionantes 9,4 milhões em 2024.
Elas estão em todo lugar! Os estados com maior percentual de mulheres motociclistas são Rondônia (31,9%), Santa Catarina (27,6%) e Mato Grosso (24,6%). Em números absolutos, São Paulo reina com 2,8 milhões de motociclistas do gênero feminino. Conforme dados da SENATRAN/IBGE (Secretaria Nacional de Trânsito/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e analisados pela Abraciclo.
Mas ainda há muito espaço para crescer! As mulheres representam apenas 24,5% dos habilitados na categoria A, enquanto os homens dominam com 75,5%.
Elas são a prova de que o motociclismo não tem gênero! As mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço nas duas rodas e pilotando suas motocicletas com maestria.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário