Elétrica x Combustão ou tudo junto e misturado?
Seguimos com as inovações no mundo das duas rodas e as surpresas aparecem a todo momento!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Furion Motorcycles é uma marca francesa sediada no departamento de Sarthe, especificamente em Le Mans que, usando a base da Yamaha YZF-R6, criou uma moto híbrida.
E não estamos falando de dias de hoje não! Isso começou em 2018 quando o quatro vezes Campeão Mundial de Supermotard Adrien Chareyre testou a Fusion M1 em Le Mans, segue o vídeo:
Nos carros isso já é “comum" mas, nas motos é mais raro de encontrar. A dificuldade em ter dois motores e acertar distribuição de peso, espaço, entre outros muitos detalhes é o que dificulta e inibe os fabricantes de tentarem, pois o custo deve pesar também.
Mas vamos à realidade do objetivo da Fusion apresentando em 2019 a Fusion M1, que se encontra no mercado desde 2021 e pode ser encomendada no site do fabricante.
Devido a sua complexidade, outros fabricantes acharam melhor encurtar o caminho e entrar nas elétricas diretamente, vide a enxurrada de modelos que temos visto ultimamente mas, sabemos que, como nos carros, ter a opção de um motor a combustão é questão de segurança também.
Para se ter uma ideia, um protótipo da Piaggio MP3 Hybrid, foi apresentado na EICMA em 2008, e foi a primeira scooter com os dois motores, mas durou pouco tempo e não seguiu adiante.
A própria Honda já lançou no Japão uma versão da PCX híbrida em 2018, e a Yamaha não ficou atrás, lançou a Fascínio 125 Fi em 2019, na Índia.
Como já dito, a Fusion usou a YZF-R6 como base, utilizando seu chassi e motor de 600cc, ambos adaptados à nova moto. Adicionou um motor elétrico de 35 kW (45 CV) ao de combustão com 120 CV, dando uma potência total de 165 CV. Se fosse usar só o motor elétrico a autonomia seria de pouco mais de 40km.
Esse motor elétrico está integrado na roda traseira e permite três modos de condução: Urbano, Econômico e Sport. O torque é multiplicado por dois, deixando a moto muito rápida e, quando em modo híbrido, as emissões são 30% menores. Ela custa no site da Furion 30.000 Euros e está limitada à produção de 3.000 unidades.
Mas a Furion não parou por aí e está envolvida em novos projetos desde 2021! Desta vez, usando a base da Yamaha Niken, aquele modelo da fábrica japonesa que tem três rodas, E vai colocar os dois motores para funcionar nela!
Com seus 113 cv originais, a Niken passará para 160cv, e o torque de 88 Nm passará para 140 Nm com um detalhe: o motor elétrico não está na roda traseira, mas sim, nas dianteiras. A primeira fase da M3 está pronta, como eles informam no Instagram da marca, veremos o que vai dar disso tudo.
A nós brazucas, só serve como notícia e curiosidade mesmo pois, custando o que custa lá fora, até chegar aqui esse valor estará completamente fora da realidade de qualquer extra-terrestre, imagine nós, pobres mortais!
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