Ducati apresenta nova Monster com motor da Supersport 950
Modelo, chamado apenas de Monster, ou Monster + na versão topo de linha, abandona chassi em treliça e adota quadro em alumínio para ficar mais leve
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta quarta-feira (2), a Ducati apresentou ao mundo a nova geração da Monster, que passa a ser a naked de entrada da fabricante de Borgo Panigale. Segundo o site oficial da fabricante no exterior, a novidade, que chega na versão Monster e na Monster +, é o primeiro modelo da linha, com a Monster 1200 completando a família.
No exterior, a Monster 821 integrava a família e havia ainda a Monster 797. Pelo que se nota do site internacional da fabricante, tais modelos foram descontinuados – o que deve influenciar na operação brasileira, já que a Monster 797 é vendida no Brasil e ainda aparece no site oficial brasileiro.
A nova Monster passou por alterações visuais e ganhou um design mais moderno, com iluminação full LED e perfil mais fino, o que deve facilitar a vida de novos motociclistas. Mas a principal mudança visual e que altera o comportamento da moto é a adoção de um novo chassi em alumínio, deixando para trás o quadro em treliça.
O novo chassi buscou inspiração na Panigale V4 e só o quadro permite a redução do peso da moto em 4,5 quilos na comparação com a Monster 821. Além do chassi, a balança traseira também é de alumínio é 1,6 quilo mais leve do que a antecessora. A nova Monster, seja qual for a versão, tem peso seco de 166 quilos e 188 quilos em ordem de marcha.
O motor da nova Monster é o dois cilindros em L adequado às normas Euro 5 que estreou na recém-apresentada Supersport 950. São 937 cm³ de cilindrada, que entregam 111 cv de potência máxima a 9 mil giros e torque máximo de 9,48 kgf.m a 6.500 giros. O quickshifter bidirecional é de série para a transmissão de seis velocidades.
Além disso, a nova Monster possui um pacote eletrônico com controle de tração, controle de largada, antiwheelie, modos de pilotagem e ABS atuante em curvas. Para controlar e selecionar os modos de pilotagem o piloto conta com comandos no punho esquerdo e visualiza as informações no painel TFT de 4,3 polegadas.
O sistema de freios conta com dois discos de 320 mm na frente e um de 245 na traseira. O conjunto de suspensão conta com garfo invertido na dianteira e a traseira é monoamortecida – na dianteira não há ajuste, enquanto o amortecedor traseiro conta com ajuste de pré-carga.
O assento, além do perfil mais fino, fica a 820 mm na configuração padrão. Entretanto, o cliente terá opções de assento baixo e suspensão baixa – que, quando combinados, reduzem a altura do assento para 770 mm.
A diferença entre as versões standard e Monster + é que a segunda conta com uma pequena carenagem à frente do farol dianteiro e cobertura para o assento do garupa. A nova Monster tem preço inicial em € 11.290, cerca de R$ 71.390, enquanto a Monster + parte de € 11.590, aproximadamente R$ 73.290.
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