Dificuldades no crédito emperram vendas de motos
Concessionárias registram um aumento de apenas 1,56% na comercialização de motocicletas em agosto
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Enquanto o segmento de automóveis e comerciais leves apresenta crescimento de mais de 15% na comparação dos meses de julho e agosto, o setor das duas rodas registra leve aumento de 1,56% no mesmo período.
Segundo relatório divulgado pela Fenabrave (federação das concessionárias de veículos) o número de vendas foi de 140.641 unidades em agosto contra 138.485 em julho.
Em relação a agosto de 2011, o mercado de motos apresenta uma redução de 22,45% e no acumulado do ano, baixa de 10,48%
A falta de estímulos tributários e as dificuldades na liberação de crédito são apontados como os principais fatores para esse fraco desempenho. A federação informa que o índice de aprovação cadastral para o financiamento de motos está em apenas 15%.
Para estimular a recuperação do segmento das duas rodas, a Fenabrave diz que encaminhou um pedido ao governo federal solicitando medidas semelhantes às que beneficiam os automóveis e comerciais leves.
“Pedimos a liberação adicional de compulsórios para tornar o custo dos bancos menor para assim, reduzir o custo do funding e, consequentemente, dos juros e das parcelas mensais. Também pleiteamos a redução do IOF nas transações bancárias dos financiamentos”, explicou Alarico Assumpção Júnior, presidente executivo da entidade.
Diante do quadro atual nas motos, a Fenabrave refez suas projeções para as vendas do setor em 2012, que devem encerrar o ano com uma queda de 12%, totalizando 1.707.754 unidades.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário