Diablo Supercorsa SP são os "calçados" da nova BMW HP4

Novos pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP foram selecionados como equipamento original para a nova BMW HP4

Por Leandro Lodo

Os mais novos integrantes da  família Diablo da Pirelli comprovaram mais uma vez ser a primeira escolha para motos de altíssimo desempenho recentemente introduzidas no mercado pelos fabricantes de maior prestígio. Na verdade, a nova BMW HP4 virá com os novos pneus Diablo Supercorsa SP como equipamento de série com a medida 120/70 ZR17 na dianteira e 200/55 ZR17 na parte traseira.

Apresentados no preview mundial na EICMA 2011 e na primeira Loja Pzero Moda aberta, em setembro passado em Milão, os pneus Diablo Supercorsa SP provaram ser o novo ponto de referência no segmento de pneus esportivos para uso de rua.

O novo Diablo Supercorsa SP é uma concentração de tecnologias desenvolvidas a partir da experiência em corridas e a herança da Pirelli como fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Superbike desde 2004, com base em um procedimento ideal de transferência de tecnologia de corrida para produtos de alta performance em rua. Este pneu de rua, projetado para pilotos profissionais e motociclistas com um estilo de pilotagem esportivo, mas que também adoram a pista, proporciona um desempenho de corrida típico de produtos voltados à competição, permitindo que o usuário conte com um produto de desempenho altíssimo, que pode ser usado nas ruas ou nos circuitos, sem fazer concessões. Em comparação à versão monocomposto, o Diablo Supercorsa SP oferece um pneu traseiro bicomposto, a fim de melhor se adaptar à utilização em rua, bem como desgaste mais regular, que favorece a quilometragem.

O novo perfil na parte dianteira e traseira em comparação à versão 190/55, por exemplo, é mais alto cerca de 2 mm e tem cerca de 4 mm a mais de diâmetro central para maior apoio durante a frenagem, tornando a pilotagem mais intuitiva e mantendo a trajetória mais precisa. O pneu traseiro foi totalmente reprojetado e desenvolvido para aumentar a área de contato e ter mais aderência enquanto se inclina. A harmonia dos perfis dianteiro e traseiro, portanto, garante maior movimentação e agilidade.

A medida 200/55 traseira do Diablo Supercorsa SP implementa uma solução bicomposta que permite quilometragem maior e mais aderência durante a inclinação. A EPT (Enhanced Tecnologia Patch) também tornou possível a utilização de 23% a mais do composto macio na região dos ombros (em comparação à versão anterior do Diablo Supercorsa SP), que agora responde por 33% da extensão da banda de rodagem para cada lado, garantindo melhor aderência em inclinação média a total. Por fim, novos polímeros utilizados no composto SP ajudam a obter um aquecimento mais rápido e aderência melhorada sob todas as condições.

O desempenho dos compostos é ainda reforçado pelo novo e agressivo desenho da banda de rodagem com elemento único, que gira seis vezes sobre a superfície do pneu. O resultado é que a área "descoberta" dos ombros lisos é 24% maior em comparação ao Diablo Supercorsa anterior, aumentando a área de contato e aderência. Os sulcos longitudinais longos, expandindo-se a partir da zona central até a borda, melhoram a regularidade de desgaste especialmente sob condições de uso severo e ajudam na drenagem da água que houver no chão.

As soluções adotadas para o composto (área com composto macio 23% maior) e a banda de rodagem (maior extensão da área lisa nos ombros) garantem um aumento significativo da aderência e tração, permitindo que a moto mantenha velocidade mais elevada nas inclinações. No entanto, isso exigiu a utilização de uma nova estrutura, diretamente derivada daquelas utilizadas em competição e capazes de proporcionar maior resistência à deformação. É por isso que o pneu traseiro agora conta com umaDiablo Supercorsa SPcarcaça feita com fibra modular altamente inovadora, patenteada pela Pirelli e desenvolvida na WSBK, com um índice de deformação consideravelmente mais baixo do que a fibra normalmente utilizada em pneus de rua. O resultado é uma carcaça nova que é mais rígida, tanto no centro como na área dos ombros. Isso proporciona maior resistência ao estresse criado por curvas fechadas ou ao acelerar com a moto ainda em uma posição inclinada.

O novo Diablo Supercorsa SP permite que você personalize o pneu com as etiquetas de borracha especiais, que podem ser aplicadas em espaços localizados nos flancos dianteiro e traseiro. Cada piloto pode criar uma etiqueta totalmente personalizada para esses pontos, no site da Pirelli e recebê-los em casa (serviço disponível na Europa e Austrália).

Atualmente disponível apenas nas medidas da BMW HP4, no início de 2013 a Pirelli irá expandir a gama SP acrescentando as dimensões 180/55, 190/50 e 190/55 para a traseira.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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