Denatran critica 'extinção' do garupa

Diretor Alfredo Peres considera ilegal medida proposta pelo governador do Rio de Janeiro.

Por Leandro Alvares

“Uma medida ilegal”. Essa foi a resposta do diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alfredo Peres, quando questionado nesta semana sobre o que pensa em relação à idéia do governador Sérgio Cabral (PMDB) em proibir o transporte de pessoas na garupa das motos no Rio de Janeiro.

“O Código de Trânsito Brasileiro define as motocicletas como veículos para transporte de duas pessoas e a Constituição diz que a legislação de transporte é competência da União. Teria que haver uma modificação no código e isso passa pelo Congresso”, disse Peres ao site “O Globo Online”.

Quanto à segurança no trânsito, porém, o diretor do Denatran afirmou que seria benéfica uma possível proibição do carona nas motos. “É mais seguro pilotar a moto sem o carona. Andar na garupa requer treinamento, principalmente para inclinar o corpo na direção correta em curvas fechadas, o que não ocorre no país”, admitiu.

Além do Estado carioca, São Paulo já discute a intenção do vereador Jooji Hato (PMDB) em batalhar por um projeto de lei que proíba o transporte de pessoas na garupa durante os dias da semana na capital paulistana. O parlamentar informou que tomará as medidas cabíveis no mês de fevereiro.

Veja também:
-
Garupa pode ser proibida em São Paulo
- Governo carioca inibe direito de ir e vir

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br