Dakar 2025 o maior Rally! Conheça os brasileiros que irão participar !
Conheça os pilotos brasileiros que estão na Arabia Saudita para a partir de amanha acelerar forte nas areias do maior Rally do Mundo.
Por Marcio Viana
Por Marcio Viana
O Rally mais desafiador do mundo chega em sua 47ª edição e promete agitar o início de 2025 com uma competição épica que atravessará as areias da Arábia Saudita. O evento, considerado o mais desafiador do mundo off-road, acontecerá entre 3 e 17 de janeiro, com largada em Bisha e chegada em Shubaytah.
https://www.instagram.com/mason_klein1/ - Nova equipe no Dakar
São 450 veículos cadastrados , os números finais serão divulgados após verificações. 136 Motocicletas , 202 Carros, Caminhões , 99 carros e no modo Rally classic, varios carros e caminhões mais antigosou seja os classicos, a brilhante fórmula de paixão das últimas edições. O Rally Dakar 2025 promete ser uma edição histórica, com a desafiadora etapa maratona de 48 horas, percursos distintos para motos e carros, e uma largada em massa que elevará a adrenalina na reta final.
Carros e caminhões terão 6 etapas em pistas diferentes em relação à corrida de motos , então nessas seis etapas a navegação será uma operação muito dura, sem os rastros da moto à sua frente. Enquanto isso, em Bisha faz um frio terrível , o vento gelado levanta poeira que é um castigo, e as operações preliminares, um frio que não esta no script. Espera-se o calor da Arábia... mas a galera deve esperar um pouco mais.
Ao todo, são 798 pilotos e navegadores que estão na Arábia Saudita, país no deserto que abrange a maior parte da Península Arábica, com litorais no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico (Árabe) e sedia o Dakar pela sexta vez na história. A Europa é o continente mais representado, com 637 participantes, sendo 202 franceses, 104 espanhóis e 83 italianos. O segundo continente com mais nomes é o americano, com 71, seguido dos 60 asiáticos, os 24 africanos e os 6 da Oceania.
Argentina e EUA são os maiores representantes do continente americano, com 27 e 23 participantes, respectivamente, o Brasil vem em terceiro, com cinco nomes, incluindo um que chega como candidato para lutar pela inédita vitória geral no Dakar.
Conheça que são os piltoso brasileiros que estão na Arabia Saudita para participar do 47a edição do Rally Dakar :
Piloto Lucas Moraes - Navegador Armand Monleón
Piloto Marcos Moraes - Navegador Maykel Justo
Piloto Marcelo Gastaldi - Navegador Adrien Metge (Piloto de Moto Yamaha Team)
Piloto Gonçalo Guerreiro(Portugues) - Navegador Cadu Sachs
Com 33 anos de idade, Lucas Moraes chega para disputar seu terceiro Dakar em uma trajetória impressionante no maior rali do mundo. Em sua estreia, em 2022, Lucas surpreendeu ao terminar na terceira posição entre os carros, a melhor colocação final de um rookie na prova. Piloto Oficial Toyota e com varios patrocinadores, entre eles a Red Bull e busca sempre os melhores em cada categoria.
Ao lado do espanhol Armand Monleón, Lucas voltou para o Dakar em 2023 e conquistou uma inédita vitória de especial para o Brasil nos carros, mas um problema com seu Toyota o levou a terminar apenas em nono. Durante o restante do ano, Lucas e Armand solidificaram a parceria na disputa do W2RC, o Mundial de Rally-Raid, onde terminaram em terceiro, e agora chegam para a disputa como um dos favoritos. Eles competem na classe principal dos carros, a Ultimate (T1.+) com o número 203.
Também na Ultimate, temos uma outra dupla quase que 100% brasileira. Marcelo Gastaldi retorna ao Dakar para seu quarto ano de disputa da prova, fazendo sua estreia na T1.+. O campeão de 2023 do Sertões tem como melhores resultados no Dakar a 27ª posição geral em 2021 e a sétima colocação na classe T3 ano passado.
Gastaldi faz dupla com um francês já bem conhecido do público brasileiro. Piloto da Yamaha Brasil nas competições de motocross, Adrien Metge será o navegador da dupla, no Century CR7 número 230. O tricampeão do Sertões tem uma vasta experiência no Dakar, com 5 participações nas motos e mais duas como navegador nos dois últimos anos.
Para fechar, o outro representante do Brasil é o único que não corre entre os carros. O navegador Cadu Sachs troca a parceria com Marcelo Gastaldi para correr na classe T3, dos Challengers, como navegador do português Gonçalo Guerreiro, que faz sua estreia no Dakar. Esta será a quarta participação de Sachs na prova, tendo como melhor resultado o sétimo lugar na classe T3 ano passado ao lado de Gastaldi. A dupla corre com o Taurus T3 Max da equipe off road da Red Bull com o número 319.
Dakar categoria motos - https://www.dakar.com/en/competitors
A categoria Motos para este ano vai contar com um total de 135 motos, divididas da seguinte forma por fabricante:
– KTM – 72 motos
– Husqvarna – 17 motos
– Honda – 10 motos
– Kove – 10 motos
– Fantic – 7 motos
– GasGas – 5 motos
– Hero – 3 motos
– Hoto – 3 motos
– Sherco – 3 motos
– Rieju – 3 motos
– Yamaha – 2 motos
Fotos Divulgação
Fotos - https://rally.hondaracingcorporation.com/report/monster-energy-honda-hrc-kicks-off-the-2025-season/
Previsões ? Favoritos?
Esta dificil ou quase impossíveis desta vez. Há muitas novidades. Entre as Honda Motorcycles , que tem o atual campeão Ricky Brabec , é a equipe mais forte no papel, mas a Hero fez avanços gigantescos e a KTM montou uma equipe de fábrica. Vamos acompanhar de perto este Rally que promete trazer muita emoção !!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário