Contran: Regra para freios ABS em motos começa em 2016
Resolução 509/2014 determina obrigatoriedade da instalação de freios mais eficientes nos veículos de duas rodas
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou uma nova resolução tornando obrigatória a instalação de freios com sistema ABS (antitravamento) em motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos novos nacionais e importados com motorização a partir de 300cc em 1º de janeiro de 2016. Os modelos equipados com motores inferiores a 300cc devem, obrigatoriamente, ser equipados com freios CBS (que têm atuação combinada nas rodas traseira e dianteira).
Segundo o texto da Resolução de nº 509/2014, a nova regra para os veículos duas rodas será implantada de forma gradativa, sendo exigida para 10% das motos de produção ou importação em 2016, 30% das motos em 2017, 60% das motos em 2018 e 100% das motos em 2019, completando a obrigatoriedade de todos os veículos duas rodas saírem de fábrica equipados com freios ABS ou CBS a partir de 1º de janeiro de 2019.
A Abraciclo (associação dos fabricantes) emitou nota apoiando a medida do Contran que estabele a implantação de sistemas de frenagem mais modernos e segurnos nas motocicletas no país. “Isso ocorre num momento em que a indústria de motocicletas tem se mostrado cada vez mais empenhada em oferecer novos itens de segurança aos motociclistas. Com essa Resolução, o Brasil passa a ocupar posição de destaque na América Latina em relação à segurança em duas rodas”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
Para conferir a Resolução 509/2014 clique aqui!
Foto: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário