Conhece a HONDA RC-E?

A categoria MotoE é atual, mas a idéia já existe faz um tempinho...

Por Trinity Ronzella

 Voltamos em 2009 quando acontecia a corrida Tourist Trophy na ilha inglesa de Man e, pela primeira vez, havia uma categoria destinadas a motos sem emissão. Os fabricantes artesanais  e empresas maiores, atraiam bastante atenção do público e montadoras.

Foto: Divulgação - La Jamais Contente

 

 Voltando bastante no tempo, desde o começo do século XX já se sabia qual era o "calcanhar de aquiles”, o peso das baterias! Mas em 1899 foi o ano em que um veículo elétrico ultrapassou os 100km/h, uma La Jamais-Contente,  de Camille Jenatzy que contava com dois motores elétricos que geravam 67 cavalos mas, para isso, eram necessários 750kg de bateria.

 

Foto: Divulgação - Honda 250cc 6 cilindros Mike Hailwood

 

 Mas, muito tempo depois, em Dezembro de 2011, no Salão de Tóquio, a Honda foi a primeira das grandes fabricantes a chegar nas elétricas. E usou a “forma" de uma 250cc com histórico vencedor de grandes prêmios pilotada por Mike Hailwood e apresentou a HONDA RC-E.

 

Foto: Divulgação - Honda RC-E

 

 A qualidade dos equipamentos demonstram que a “brincadeira é séria! Quadrou Diamond, suspensão Ohlins, pinças Brembo e motor elétrico central.   As baterias localizadas na parte inferior da carenagem, jogam o centro de gravidade lá em baixo, mudando a maneira de pensar sobre as motos elétricas.

 

Foto: Divulgação - Honda RC-E

 Não ficou definido na época se foi uma jogada de publicidade ou se realmente estavam  pensando em estratégia mas, uma coisa é verdade, lá atrás, o Sr. Soichiro Honda, havia usado as competições para firmar as estacas de sua empresa primeiramente para, só depois, ir conquistar o mercado, ou seja, 11 anos atrás essa belezinha estava pronta com Motor elétrico, suspensão dianteira invertida, suspensão  traseira mono-amortecida, 3 freios a disco e andava a mais de 200km/h.

     Foto: Divulgação - Honda RC-E

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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