Conhece a HONDA RC-E?
A categoria MotoE é atual, mas a idéia já existe faz um tempinho...
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Voltamos em 2009 quando acontecia a corrida Tourist Trophy na ilha inglesa de Man e, pela primeira vez, havia uma categoria destinadas a motos sem emissão. Os fabricantes artesanais e empresas maiores, atraiam bastante atenção do público e montadoras.
Voltando bastante no tempo, desde o começo do século XX já se sabia qual era o "calcanhar de aquiles”, o peso das baterias! Mas em 1899 foi o ano em que um veículo elétrico ultrapassou os 100km/h, uma La Jamais-Contente, de Camille Jenatzy que contava com dois motores elétricos que geravam 67 cavalos mas, para isso, eram necessários 750kg de bateria.
Mas, muito tempo depois, em Dezembro de 2011, no Salão de Tóquio, a Honda foi a primeira das grandes fabricantes a chegar nas elétricas. E usou a “forma" de uma 250cc com histórico vencedor de grandes prêmios pilotada por Mike Hailwood e apresentou a HONDA RC-E.
A qualidade dos equipamentos demonstram que a “brincadeira é séria! Quadrou Diamond, suspensão Ohlins, pinças Brembo e motor elétrico central. As baterias localizadas na parte inferior da carenagem, jogam o centro de gravidade lá em baixo, mudando a maneira de pensar sobre as motos elétricas.
Não ficou definido na época se foi uma jogada de publicidade ou se realmente estavam pensando em estratégia mas, uma coisa é verdade, lá atrás, o Sr. Soichiro Honda, havia usado as competições para firmar as estacas de sua empresa primeiramente para, só depois, ir conquistar o mercado, ou seja, 11 anos atrás essa belezinha estava pronta com Motor elétrico, suspensão dianteira invertida, suspensão traseira mono-amortecida, 3 freios a disco e andava a mais de 200km/h.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário