Com Brutale 1000 RR e Superveloce 800, MV Agusta apresenta linha 2020

Streetfighter e esportiva, apresentadas inicialmente em séries especiais, ganham versões de produção para 2020; marca revelou ainda linha "Rosso"

Por Gabriel Carvalho

No último final de semana, a MV Agusta apresentou a linha 2020 de motocicletas da fabricante. As duas principais novidades da marca para o próximo ano são as versões de produção da Brutale 1000 RR e da Superveloce 800, antes disponíveis nas versões limitadas da Serie Oro.

Além disso, a MV Agusta revelou também uma família de motos mais "acessíveis", a linha Rosso. Nela, estão a Brutale 800, Dragster 800 e a sport touring Turismo Veloce 800.


Foto: Divulgação

Brutale 1000 RR

A temporada naked/streetfighter está em alta com as já apresentadas Ducati Streetfighter V4, Kawasaki Z H2 e a já prometida KTM 1290 Super Duke R, que será revelada na terça-feira. As duas primeiras chegaram com números impressionantes no quesito potência: a italiana foi apresentada com 208 cv, enquanto a japonesa com supercharger chega a 200 cv.

A MV Agusta Brutale 1000 RR não fica para trás e também supera a casa das duas centenas na potência do motor, alcançando 208 cv a 13 mil giros e torque de 11,87 kgf.m a 11 mil giros.

Seguindo a tendência das rivais já apresentadas ou vistas em vídeos - caso da 1290 Super Duke R - a Brutale 1000 RR também conta com aletas aerodinâmicas nas laterais. De acordo com a fabricante, o efeito das aletas é "facilmente percebido acima de 200 km/h", algo importante a se considerar quando a velocidade final do modelo supera os 300 km/h.

Para reduzir o preço em relação à Serie Oro, a versão de produção da Brutale 1000 RR troca as rodas de fibra de carbono por rodas de alumínio e utiliza aço em parafusos e outros componentes em vez do titânio - alguns itens da Serie Oro serão oferecidos como opcional.

Os freios são Brembo, com discos de 320 mm na dianteira com pinças Stylema. Na eletrônica, controle de tração em oito níveis (que pode ser desligado), quatro modos de pilotagem, antiwheelie, cruise control, controle de largada, quickshifter bidirecional e suspensão eletrônica da Öhlins estão entre os itens de série da Brutale 1000 RR, que custa € 29.990, cerca de R$ 133.550 em conversão direta.


Foto: Divulgação

Superveloce 800

Outra motocicleta que surgiu inicialmente na versão limitada Serie Oro e que ganha uma versão de produção é a Superveloce 800. Assim como a série especial, a versão de produção da esportiva com linhas retrô é equipada com o motor de três cilindros e 798 cm³ de cilindrada, que alcança 148 cv de potência a 13 mil giros e torque de 9,97 kgf.m a 10.600 giros.

A Superveloce 800 não tem, no entanto, uma central inercial (IMU) como a Brutale 1000 RR, então a eletrônica é um pouco mais limitada. Ainda assim, itens como os quatro modos de pilotagem, controle de tração, quickshifter bidirecional e controle de freio-motor estão entre os itens de série do modelo.

O conjunto de suspensão conta com garfo invertido da Marzocchi na dianteira e amortecedor Sachs na traseira, enquanto o freio dianteiro utiliza discos de 320 mm com pinças Brembo M4.34. O preço da MV Agusta Superveloce 800 é de € 20.000, aproximadamente R$ 89.060 em conversão direta.


Foto: Divulgação

Família Rosso

Por fim, a MV Agusta lançou uma linha mais acessível, a linha Rosso. Nela, estão os modelos Brutale 800, Dragster 800 e Turismo Veloce 800, todos na cor vermelha com detalhes em preto.

Os três modelos, os mais populares da fabricante, utilizam o mesmo motor: o três cilindros de 798 cm³, mas que na linha Rosso desenvolve 110 cv a 10.150 giros e torque de 8,46 kgf.m a 7.600 giros.

A eletrônica é semelhante à da Superveloce 800, contando com os quatro modos de pilotagem, quickshifter bidirecional, controle de tração e de freio-motor.

Apesar de garantir que encontrou processos mais eficientes de produção e que isso permitiu a redução de preços para a criação da família Rosso, a MV Agusta não divulgou os preços da linha.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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