Cinco motos nervosinhas que poderíamos ter por aqui, porque não?
Olhem que cinco "espécimes" interessantes para alinhar juntas e dar a largada!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
“Passeando” pela internet sempre noto diversos modelos que adoraria ver rodando por aqui, disponíveis para os brasileiros, enfim, opções diferenciadas mas, em pouco tempo entra o bom senso e começo a pensar nos “porquês” de não termos essas belezinhas por aqui.
Aí colocando os pés no chão, entram os planos diabólicos para, de alguma forma, ir até onde elas estão para poder “prová-las”. E surge a dupla Euro e Dollar. Paro de pensar…
Brincadeiras a parte, é muito mais complexo do que gostaríamos, ter os modelos por aqui. Quando com trazidas com responsabilidade, o respaldo tem que vir junto. Pensando no "fácil": peças de reposição e ferramentas específicas. Pensando no mais complexo: treinamento dos mecânicos de toda a rede de concessionários. Se não tem concessionários? Quem vai meter a mão?
É um senhor investimento! Verá que na lista das motos existem modelos, de marcas que temos no Brasil, com concessionárias espalhadas por todo o país e com isso, centenas de mecânicos. Esses caras tem que ter conhecimento (ou deveriam) para poder trabalhar em todos os modelos da marca, ou melhor, todas concessionárias deveriam ter pessoas aptas para resolver o problema de todos os modelos disponíveis da marca (e peças). Pelo menos é o que eu acho que deveria acontecer…é o que acontece?
Agora, vou listar cinco motos abaixo que com certeza muitos vão ficar com a mesma vontade que eu, de ir acelerar as belezinha mas, não será no Brasil, pelo menos por enquanto. Quem sabe um dia…
Vamos a elas:
Existe um pré conceito quanto aos produtos "Made in China", é fato, e esse preconceito não veio de graça. Estamos cercados de produtos que levantam suspeitas quanto a qualidade e durabilidade. O preço é o grande fator que nos atrai e, ao mesmo tempo, gera desconfiança mas…mesmo sabendo de tudo isso, eu pelo menos, quando vi essa LXR SE 125 me deu uma vontade enorme de pilotar, achei linda.
Com suspensão dianteira invertida, freios a disco duplos e suspensão traseira de liga leve, já dá uma animada. O motor refrigerado a ar está um pouco “fora dos tempos” e, com 12 cv, não será a moto que alinhará para "tirar um racha” com as outras, mas, em período de gasolina cara e dinheiro curto, sou obrigado a concordar que ela vai chamar atenção por onde passar e talvez, o baixo custo seja o fator motivador para trocar uma moto “comum" por uma “de presença”. Pelo menos o ego ficará inflado por um bom tempo.
O valor dela lá no Reino Unido é de a partir de £ 2.999 ( Aproximadamente R$ 18.500,00 - sem taxas, impostos e etc.)
GSX é uma sigla de respeito, que conquistou seu espaço no meio das esportivas despertando desejos em toda faixa etária apaixonada por velocidade. Baseado nesse fã clube, nada mais interessante do que cativar as pessoas desde cedo, com menos tamanho e $força$, para já se fidelizar a marca e ao modelo.
A GSX-R125 vem com acabamento azul e prata em homenagem ao 60º aniversário e ao surpreendente título de MotoGP de 2020.
Entrega 15 cv pesando 134 kg, 8 kg a menos que a Yamaha, e aposta mais no visual do que na performance, pois está carente de atualizações, a última foi em 2018. A idade cobra seu preço, principalmente quando colocada lado a lado com as rivais mais “jovens”, mas, não podemos esquecer a reputação e confiabilidade da engenharia da Suzuki.
A aposta está na história da marca e o que o GSX representa no mundo das esportivas, sendo que nem precisamos falar no aspecto visual, que é realmente instigante!
O valor já da uma avançada, está disponível (lá nas “zoropa”) a partir de £ 4.449 ou R$ 27.800,00, sem impostos e taxas e blábláblá que sabemos.
Essa já é mais difícil de sonhar por aqui mas, ela existe e talvez seja a mais instigante delas pelo histórico. Hoje não tanto mas, nos anos 90 provavelmente , a marca fazia parte dos sonhos de muitos adolescentes, instigados talvez pelas matérias das revistas da época.
Diferentes das dois tempos do passado que roncava gostoso e jogava fumaça no ar até 2011, a Aprilia RS de hoje conta com alta tecnologia moderna, refrigeração líquida, quatro válvulas, DOHC, quatro tempos injetada e não foge da média de potencia das rivais, oferece 14,7 cv.
O estilo esportivo italiano único, suspensão dianteira invertida, ágil e com visual super agressivo, faria qualquer adolescente da minha época penhorar a vó para ter uma dessa na garagem. Com um histórico de moto cara, ela tem uma versão básica que custa £ 5.000 que, com mais £ 100, já te dá a opção de colocar na garagem uma versão réplica GP. Já acrescenta na penhora da vó, o cachorrinho fofo dela.
Essa mini ZX-10R é leve e tem qualidades que a deixam boas até para enfrentar o trânsito. Fácil de conduzir e ao mesmo tempo esportiva, ela ainda entrega ótima estabilidade em curvas.
A Kawasaki criou um “brinquedinho” com um motor robusto, visual super esportivo, que entrega esportividade e permite passear, atende também os mais experientes (de RG antigo, se é que me entende) buscando uma diversão a mais no caminho do trabalho. Porque não?
Com a confiabilidade e reputação da Kawasaki, visual familiar e vencedor, poder da série “Ninja”, os jovens não precisam se preocupar em justificar o porque da escolha do modelo para os pais, apenas o motivo da compra. Já os mais velhos, o trabalho seria justificar o porque de mais uma na garagem e quantos pares de sapatos ou bolsas entrariam na troca…
Só para fazer as contas ( só na conversão de moedas) ela custa a partir de £ 4.199 na Europa, o que daria aproximados R$ 25.900,00, ou seja, grandes chances de precisar de um closet exclusivo para sapatos e bolsas.Aqui no Brasil temos a R3, que já é uma máquina incrível, podemos traçar um paralelo e imaginar ela menorzinha e pronto, já convenceu!
Lançada em 2008, a R125 é a mais desejada da categoria, uma verdadeira miniatura da R1 que, para quem está pilotando, chega até baixar um “Valentino" ( pelo menos na cabeça do condutor) e sair se achando “o cara”.
Essa é a terceira geração, foi lançada em 2019 e entrega também 14,7 cv em um motor afiado, chassi Deltabox, novo braço oscilante de alumínio que aceita pneu 140 trazendo segurança sem perder agilidade, um painel LCD , muitos acessórios (Akrapovic por exemplo) e até uma opção de pintura “Monster MotoGP”, ou seja, completinha.
Regula de preço com a principal rival Aprilia, ficando à partir de £ 4.900, que dariam aproximados R$ 30.200,00.
Finalmente
Bom, voltando a nossa realidade para esses modelos específicos, a melhor alternativa seria começar a procurar passagem aérea para Europa e começar a fuçar nos apps de aluguel de motos particulares. Esses modelos específicos acho difícil encontrar nas lojas especializadas de aluguel de motos. Se somar a compra da moto, os sapatos e bolsas, mais a reforma no closet, creio que compensa fazer a viagem e dar uma escapada para rodar com as motos por lá.
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