Chassi de motocicleta de aço impresso em tecnologia 3D

Tão rígida como os quadros atuais e mais leves que o alumínio!

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

A estrutura desenvolvida é tão rígida e resistente como o chassi de aço atual usado pelas montadoras e mais leve que o alumínio, juntando assim as condições ideais para se criar um revolucionário chassi para motos.

Foto: Divulgação

Normalmente, os fabricantes de motocicletas usam tubos de aço com paredes grossas ou alumínio para fazer chassi de motocicletas. O chassi de aço é mais pesado, mas é mais barato do que chassi de alumínio, que por sua vez é mais leve, mas é mais caro 

Os chassis de alumínio das marcas líderes de motocicletas tem em média peso superior a 5 kg, e os chassis de aço cerca de 7 kg, a vantagem deste chassi impresso em 3D com paredes ocas e que pesa apenas 3,8 kg, pode significar uma revolução na fabricação de motocicletas, onde o peso é um argumento de primeira ordem, principalmente nos modelos elétricos e de competição. 

Foto: Divulgação

Para buscar uma proposta e tentar desenvolver um chassi de aço, mais leve e barato, a Universidad Nebrija de Madri se associou a empresa multinacional de ferro e aço ArcelorMittal. (ver nota 1 no final do texto) 

A parceria teve como objetivo usar a tecnologia de design inteligente da Universidade e a experiência em veículos de competição, com o poder de pesquisa e desenvolvimento e a tecnologia de manufatura em aço da ArcelorMittal, assim o projeto estabeleceu um novo método para fabricar um chassi de treliça de aço tubular em impressão 3D.

Foto: Divulgação

A estrutura que foi desenvolvida é tão resistente quanto os tubos de aço de parede mais grossa usados atualmente e mais leve que o alumínio, juntando assim as condições ideais para se criar um revolucionário chassi para motos. 

Juntamente com os engenheiros da ArcelorMittal, o pesquisador espanhol Sergio Corbera da Universidade Nebrija, avançou significativamente no processo de impressão a laser 3D e conseguiram imprimir um chassi com  estrutura de aço para motocicletas, que é muito mais leve do que uma estrutura de alumínio.

Fabricar os tubos de aço oco de 0,8 a 1 mm de espessura foi o primeiro obstáculo do desenvolvimento do chassi, mas o aço apresenta o material perfeito para uma construção tão fina e leve, já que alumínio e titânio não mantêm a mesma integridade estrutural em uma espessura tão reduzida.

Foto: Divulgação

Quando os engenheiros concluíram que os tubos impressos em 3D eram estruturalmente sólidos e com a flexibilidade necessária para um chassi de motocicleta, a equipe integrou os dados impressos em 3D aos algoritmos (ver nota 2 ao final do texto), permitindo o sistema criar automaticamente as formas geométricas estáveis do novo chassi 

Não foi necessário desenvolver uma nova liga de aço para a impressão 3D do chassi, foi usado um pó de aço padrão. Isso deve tornar muito fácil para os fabricantes de motocicletas usarem esse processo, sem precisar desenvolver uma mistura de metal especial para obter resistência estrutural.

Nota 1: Universidade Nebrija, é uma Instituição de ensino superior privada em Madrid, na Espanha. A ArcelorMittal S/A é um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço com sede em Luxemburgo. 

Nota 2: Algoritmo é uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para se alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente. Um algoritmo, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções. 

É como uma receita culinária, por exemplo. Ela tem os ingredientes necessários (dados de entrada), passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e atingir um resultado (o prato finalizado).

Que fique pronto para experimentarmos logo os benefícios!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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