CET volta a multar com radar pistola em São Paulo
Fiscalização nas Marginais Tietê e Pinheiros vai contar com dez equipamentos para flagrar motos trafegando com excesso de velocidade
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo anuncia que vai voltar a fiscalização por radar pistola nas marginais Tietê e Pinheiros a partir do dia 10 de setembro. A operação vai contar inicialmente com dez equipamentos com foco nos motociclistas que trafegam em alta velocidade nas duas vias, que tiveram mudanças de velocidade desde o dia 20 de julho. Os limites foram alterados nas marginais de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas e de 70 km/h para 50 km/h no corredor local. O prefeito Fernando Haddad ainda autorizou o uso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) nessa fiscalização.
A informação preliminar é que os novos radares pistola na cidade serão utilizados em 38 pontos nas duas marginais. Até o momento as duas marginais possuem 65 pontos de fiscalização com radares fixos (33 na Tietê e 32 na Pinheiros), mas somente 39 tem capacidade para registrar o abuso de velocidade por motos, sendo 16 nas pistas da Tietê e 23 da Pinheiros. Para fiscalizar as motos o radar fixo precisa estar posicionado para registrar a placa traseira dos veículos.
Para sustentar o rigor na fiscalização do trânsito nas marginais Pinheiros e Tietê, a Prefeitura de São Paulo anunciou uma queda de 27% na incidência de mortos e feridos, após seis semanas da redução de velocidade nas marginais. Os dados da CET indicam que foram 116 ocorrências em 2015 contra 159 no ano passado, no período de 20 de julho a 30 de agosto de 2015 com 21 de julho a 31 de agosto de 2014.
Essas mudanças e outras que ainda estão em implantação na cidade fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é estabelecer a velocidade de 50 km/h como limite de velocidade oficial em praticamente todas as avenidas e principais corredores nos limites do município.
Entre as vias que tiveram reduções de velocidade estão as avenidas Angélica e Pacaembu, Jacu-Pêssego, Aricanduva e o Minhocão (Elevado Costa e Silva). A partir do dia 20 de setembro, outras 11 vias na zona oeste (mediações da avenida Sumaré e da USP) e na zona sul da cidade terão novos limites de velocidade regulamentada.
Foto: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário