A Umicore, empresa de tecnologia especializada na fabricação de catalisadores automotivos, lançou um novo sistema de catalisador especialmente desenvolvido para o uso em motocicletas.
Como se sabe, as motos são atualmente grande fonte de poluição do ar, chegando a emitir sete vezes mais gases tóxicos do que um carro zero-quilômetro.
Os catalisadores automotivos, presentes nos carros há mais de dez anos, são uma solução para a redução da emissão destes poluentes e serão obrigatórios nas motocicletas produzidas a partir do mês de janeiro de 2009.
O equipamento possui dimensões reduzidas para não interferir no visual da motocicleta. Já em relação a sua tecnologia, a diferença está na composição das matérias-primas, adequadas aos requisitos específicos da moto.
Já disponível nas lojas, o catalisador para motocicletas converte os poluentes regulamentados — monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) — em gases inofensivos ao meio ambiente.
De acordo com o Promot (Programa de Controle da Poluição por Motociclos e Veículos Similares), em 2009, estes veículos devem atender aos seguintes limites de emissão de poluentes:
Monóxido de Carbono: passa de 5,5 g/km para 2,0 g/km
Hidrocarbonetos
Motos < 150cc: 1,2 g/km para 0,8 g/km
Motos > 150cc: 1,0 g/km para 0,3 g/km
Óxidos de Nitrogênio: 0,3 g/km para 0,15 g/km
Agência Infomoto
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário